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INTERNACIONAL dOCUMENTA 14 KASSEL
KASSEL ENFATIZA
GESTOS RADICAIS
NA dOCUMENTA 14
MOSTRA SUBVERTE ESPAÇO CENTRAL, CEDIDO
A MUSEU GREGO, E OCUPA INSTITUIÇÕES DA
CIDADE COM CONTEÚDOS POLÍTICO-SOCIAIS
POR FABIO CYPRIANO
“ESTAR SEGURO É ASSUSTADOR”, escreveu em
inglês a artista Banu Cennetoglu, onde até então se lia
“Fridericianum” na fachada do primeiro museu público
da história, inaugurado em 1779, e que desde 1955 é a
sede da Documenta.
A expressão dá o tom da 14ª edição da mostra, orga-
nizada a cada cinco anos em Kassel, na Alemanha,
também conhecida por ser a cidade onde viveram os
irmãos Grimm que, aliás, trabalharam como bibliote-
cários no Fridericianum.
O gesto de tirar o nome do museu e, em seu lugar,
apontar a necessidade do risco transforma-se em mote
de Learning from Athens (aprendendo com Atenas),
o título de trabalho desta documenta. Em tempos de
globalização e espetacularização, este é um projeto diretor geral da documenta 14, aponta que a divisão do
onde cada gesto, por menor que seja, tem valor de evento em dois atos, o primeiro com a inauguração da
fato e a prática artística não pode ser excluída dele. É mostra em Atenas, dois meses antes de Kassel, com a
como tirar a catraca da Bienal de São Paulo, o que foi mesma quantidade de artistas, não foi mera ocupação
feito em sua 31ª edição, ou banir logomarcas das rou- germânica na capital grega.
pas de monitores, afinal arte não pode ser confundida Enquanto a documenta 14 inaugura o prédio do EMST,
com publicidade. em Atenas, o Fridericianum dá visibilidade ao acervo do
Essa questão ética na documenta 14 se revela de forma novo museu, que tem na produção grega seu foco. Com
efetiva já na própria destinação do Fridericianum, o curadoria de Katerina Koskina, a exposição Antidoros
seu centro gravitacional. Pela primeira vez em sua (contrapartida) revela uma coleção potente e ainda
história, o museu é tomado por uma mostra organi- dialoga com a história do Fridericianum, que também
zada por outra instituição, sendo cedido para receber serviu como parlamento - o primeiro na Alemanha - em
obras do Museu Nacional de Arte Contemporânea da um breve período, entre 1810 e 1813, durante a expansão
Grécia (EMST). Com esse gesto, Adam Szymczyk, o napoleônica na Europa.
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Book_ARTE 40_Bilingue.indb 14 9/21/2017 3:54:34 PM