Page 30 - ARTE!Brasileiros #39
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DOCUMENTA 14 ATENAS
CINEMA
DE RUA GANHA
DESTAQUE NA
CAPITAL GREGA
NOVO FILME DE DOUGLAS GORDON,
I HAD NOWHERE TO GO, E TAMBÉM RETURN
PARA KHODORCIUR – ARMENIAN DIARY (1986),
DE YERVANT GIANIKIAN E ANGELA RICCI LUCCHI,
ESTAVAM NA PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA
POR FABIO CYPRIANO
NOS ANOS 1960, Atenas possuía nada menos
que 600 cinemas ao ar livre, enquanto hoje são
apenas alguns, entre eles o Cinema Municipal
Stella. Foi nele, localizado em uma bairro central
de Atenas, com capacidade para cerca de 200
pessoas, que durante a documenta 14 exibiu-se o
novo filme de Douglas Gordon, I Had Nowhere To
Go (Eu não tinha para onde ir), realizado a partir da
autobiografia de mesmo nome do cineasta lituano,
pioneiro do cinema experimental, Jonas Mekas.
Como sempre, Gordon faz de sua produção uma
experiência radical. Foi assim em 24 Hours Psycho,
quando ele reduzia a projeção de Psicose de Alfred
,
Hitchcock, a dois frames por segundo em vez de
24, levando o filme a durar 24 horas.
Agora, o artista escocês produz um filme pratica- documenta, essa rede de relações, que ocorre com
mente sem imagens, apenas com a voz de Mekas outros artistas também, se torna uma caracterís -
narrando suas memórias trágicas de infância tica potente desta edição.
sobre a Segunda Guerra Mundial e sua fuga para Na documenta 14, filmes se destacam, já que
Nova York. Apenas às vezes, imagens que não com suas narrativas e visualidade acabam
possuem relação direta com a história surgem, compensando a falta de informação para muitas
mas no cinema ao ar livre, onde plantas crescem das obras expostas. É o caso de Glimpse (2016-
nas bordas da tela, ganhando um contexto que 2017), por exemplo, do curador e artista polo -
dá a impressão de que o filme foi criado para nês Artur Zmijewski, uma das produções mais
aquele lugar. Como Mekas também participa da polêmicas da exposição. Em seu filme, exibido na
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