Page 30 - ARTE!Brasileiros #39
P. 30

DOCUMENTA 14 ATENAS






             CINEMA


             DE RUA GANHA



             DESTAQUE NA


             CAPITAL GREGA





             NOVO FILME DE DOUGLAS GORDON,
             I HAD NOWHERE TO GO, E TAMBÉM RETURN
             PARA KHODORCIUR – ARMENIAN DIARY (1986),
             DE YERVANT GIANIKIAN E ANGELA RICCI LUCCHI,
             ESTAVAM NA PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA



             POR FABIO CYPRIANO


             NOS ANOS 1960, Atenas possuía nada menos
             que 600 cinemas ao ar livre, enquanto hoje são
             apenas alguns, entre eles o Cinema Municipal
             Stella. Foi nele, localizado em uma bairro central
             de Atenas, com capacidade para cerca de 200
             pessoas, que durante a documenta 14 exibiu-se o
             novo filme de Douglas Gordon, I Had Nowhere To
             Go (Eu não tinha para onde ir), realizado a partir da
             autobiografia de mesmo nome do cineasta lituano,
             pioneiro do cinema experimental, Jonas Mekas.
             Como sempre, Gordon faz de sua produção uma
             experiência radical. Foi assim em 24 Hours Psycho,
             quando ele reduzia a projeção de Psicose de Alfred
                                              ,
             Hitchcock, a dois frames por segundo em vez de
             24, levando o filme a durar 24 horas.
             Agora, o artista escocês produz um filme pratica-  documenta, essa rede de relações, que ocorre com
             mente sem imagens, apenas com a voz de Mekas   outros artistas também, se torna uma caracterís -
             narrando suas memórias trágicas de infância   tica potente desta edição.
             sobre a Segunda Guerra Mundial e sua fuga para   Na documenta 14, filmes se destacam, já que
             Nova York. Apenas às vezes, imagens que não   com  suas  narrativas  e  visualidade  acabam
             possuem relação direta com a história surgem,   compensando a falta de informação para muitas
             mas no cinema ao ar livre, onde plantas crescem   das obras expostas. É o caso de Glimpse (2016-
             nas bordas da tela, ganhando um contexto que   2017), por exemplo, do curador e artista polo -
             dá a impressão de que o filme foi criado para   nês Artur Zmijewski, uma das produções mais
             aquele lugar. Como Mekas também participa da   polêmicas da exposição. Em seu filme, exibido na


            30




         Book_POR_ARTE39_v1.indb   30                                                                            03/05/17   19:43
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35