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DOCUMENTA 14 ATENAS
MARTA MINUJÍN NA PERFORMANCE PAGAMENTO DA DÍVIDA GREGA PARA A ALEMANHA COM AZEITONAS E ARTE,
NO MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA, COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA SÓSIA DE ANGELA MERKEL,
A CHANCELER ALEMÃ, REALIZADA NA ABERTURA DA DOCUMENTA 14 EM ATENAS
da mostra. No filme, veem-se a convivência de (2002), Maurício Dias & Walter Riedweg (2007),
Wild com sua filha na modesta casa onde vivem e Anna Maria Maiolino e Renata Lucas (2012), entre
a produção das colagens. outros, estiveram presentes. E o país tampouco
É na Escola, aliás, que a mostra aponta claramente deixou de estar na rota de pesquisa dos curadores
experiências libertárias e comunitárias, como a da mostra, que passaram por São Paulo, Rio de
chilena Ciudad Abierta, uma espécie de laboratório Janeiro e Recife, mas acabaram não selecionando
pedagógico, criado em 1965, por um grupo de artis ninguém.
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tas e poetas vinculados a uma escola de arquitetura, Também é significativa na mostra a quantidade de
buscando propor vivências em espaços abertos. artistas do Leste Europeu (são 19), praticamente o
mesmo número de artistas da América do Norte,
AUSÊNCIA DE BRASILEIROS com Canadá e Estados Unidos. O diretor-geral da
“A documenta não é a ONU”, ironizou Adam mostra vem da Polônia.
Szymczyk, quando na coletiva de imprensa um Contudo, de fato, a documenta 14 nem sequer lista
jornalista perguntou por que havia poucos artistas seus artistas por nacionalidade, como ocorre em geral
da América Latina. A questão, aliás, tampouco foi em catálogos de bienais. O Daybook lista os artistas
precisa. Dos 138 selecionados listados no Daybook vivos, apontando apenas a cidade onde nasceu, e isso
da documenta 14, a publicação dedicada aos artistas nem ocorre para todos. Já os artistas mortos (são
vivos da mostra, 14 são latino-americanos, quase 60) não têm uma publicação própria e estão listados
10% do total. É o mesmo número de artistas gre- apenas no booklet que acompanha o Daybook.
gos, o que faz sentido, por conta do deslocamento Seja nas publicações, seja na mostra ou na pro-
conceitual para Atenas. gramação pública, é visível que a documenta 14
Claro que a ausência de artistas brasileiros é se esforça em buscar novos procedimentos em
sentida. Afinal, ao menos em suas últimas cinco abordar a arte contemporânea. Falir faz parte do
edições, artistas como Jac Leirner, José Resende projeto, mas a tentativa de fugir do padrão já é
e Cildo Meireles (1992), Tunga (1997), Artur Barrio um grande mérito.
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