Page 22 - ARTE!Brasileiros #39
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BIENAL VENEZA






             FORA DE ENQUADRAMENTO





             PRESENÇA DO ABSURDO E FORÇA ESCULTÓRICA SÃO CARACTERÍSTICAS NO TRABALHO DE CINTHIA MARCELLE,
             QUE OCUPARÁ O PAVILHÃO BRASILEIRO NA BIENAL DE VENEZA EM MAIO, COM CURADORIA DE JOCHEN VOLZ


             POR GUSTAVO FIORATTI



             ENQUADRAR O TRABALHO da mineira Cinthia     pavilhão, os traços de modernismo brasileiro e
             Marcelle não é tarefa das mais fáceis. Não cabem   também o fato de que ele passou por reformas,
             a ela os títulos de pintora, videomaker, escultora.   resultando em “uma fragilidade estrutural”. A obser-
             Uma marca em sua trajetória iniciada nos anos   vação prévia das instalações foi determinante para
             2000 é transitar pelos suportes, dedicando-se   que o curador chamasse “uma artista que, na prá-
             mais a forjar no espectador, por meio de objetos,   tica, consegue dominar o espaço expositivo com
             vídeos e formulações espaciais, a sensação de pre-  total força escultórica”.
             senças anímicas do que propriamente a investigar   Segundo Volz, a instalação proposta por Marcelle
             as possibilidades oferecidas por uma única mídia.  será aberta com uma intervenção que cria um desni-
             Para a 29ª Bienal de São Paulo, em 2010, Mar-  velamento no piso do pavilhão. “Quem entra ali perde
             celle criou um quadro-negro de 1,20 m de altura   um pouco a noção de equilíbrio. É uma obra que ativa
             por 8,40 m de cumprimento: percebia-se na obra   a perspectiva do espectador e que propõe incentivar
             que o que fora escrito anteriormente em giz já   mais as descobertas do que os julgamentos”, diz.
             havia sido apagado, e havia acúmulo de pó branco  Volz diz que o conjunto também inclui, mais adiante,
             nas bordas da lousa e também no chão. Em dois   um vídeo produzido em Belo Horizonte, retratando
             vídeos, O Século (2011) e Rua de Mão Única (2013),   pessoas em um lugar suspenso, com alusão a situa
                                                                                                   -
             ambos de uma série chamada B, feitos com Tiago   ções de rebelião em presídios ou de náufragos sobre
             Mata Machado, encenam-se rebeliões em espaços   uma plataforma flutuante. “A sensação é de perigo”,
             públicos. No primeiro, objetos são jogados sobre   define. Embora a associação com as rebeliões em
             o asfalto e vão se acumulando. No segundo, há   presídios brasileiros no Norte, Nordeste e no Espírito
             confronto de um grupo de pessoas e algo oculto   Santo no início do ano seja natural, Volz conta que
             pelo enquadramento, mas que se manifesta com   o filme foi pensado no ano passado e não retrata
             fogo, cuja luz se expande e recua no canto da tela.   essas situações específicas.
             São dois trabalhos formalmente distantes entre si.  Para ele, Cinthia Marcelle representa uma geração
             Escolhida para ocupar o Pavilhão Brasileiro na   de artistas que está claramente a par da história da
             Bienal de Veneza neste ano (a megamostra começa   arte brasileira do século XX, mas desenvolveu na
             em 13 de maio), desde o ano passado Marcelle tem  última década um vocabulário que une experimen-
             elaborado seu projeto em permanente diálogo com   tação visual com rigor conceitual. Ela participou de
             o curador Jochen Volz. “A ideia da curadoria nasceu  individuais na América do Sul e na Europa, da 11ª
             de uma tentativa de saber como uma exposição   Bienal do Sharjah (2015) e apresentou a instala-
             podia funcionar de forma satisfatória em uma sala   ção Dust Never Sleeps, em Viena (2014). Em 2006,
             pequena. Achei que uma criação coletiva ali poderia  recebeu o International Prize for Performance por
             ser prejudicada”, diz o curador, que assinou a Bienal  Gray Demonstration. Em 2010 foi agraciada na pri-
             de Arte de São Paulo no ano passado e neste ano   meira edição do Future Generation Prize.
             assume a diretoria da Pinacoteca do Estado.  Questionado sobre o papel do curador em um
             Volz ressalta as características da arquitetura do   momento de proximidade com a artista, em que


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