Page 19 - ARTE!Brasileiros #39
P. 19
MOVIMENTO ESTUDANTIL, EUCLIDES COIMBRA
cuidadosa de artistas modernos e contemporâ- A opção de expor lado a lado trabalhos de mestres
neos. Os curadores fazem questão de sublinhar como Volpi, Flávio de Carvalho, Guignard e José
que o ponto de partida para o diálogo proposto Cláudio e obras recentemente feitas por artistas
foi o exame e a seleção dos quase mil trabalhos anônimos de todo o País, numa montagem proposi-
inscritos, provenientes de 25 estados. Somente talmente tortuosa, sem caminhos assertivos, coloca
a partir desse conjunto bastante diversificado é o público diante de uma trama interessante e provoca
que foi possível definir questões que norteariam uma série de questionamentos. Logo na entrada o
a exposição, como espacialidade, materialidade, espectador se depara com as figuras primitivas e
etc. “A seleção é um processo de escuta”, afirma potentes criadas com tubérculos por Cristiano
Clarissa Diniz, que assina a curadoria com Clau- Lenhardt, que tiveram grande destaque na 32 Bienal
a
dinei Roberto e Sandra Leibovici. de São Paulo, e que imediatamente parecem dizer
A escolha dos artistas já referendados pelo circuito que tudo ali é mais complexo do que parece.
radicaliza a tendência que já vinha se fazendo Muitas vezes é difícil distinguir a qual grupo per-
sentir em edições anteriores da Bienal – organi- tence o autor, se ao dos inscritos ou ao dos con-
zada há 30 anos na cidade de Piracicaba. A cura - vidados. Há algumas pistas, como a menção da
doria evitou redundâncias, reiterações temáticas proveniência do trabalho (as obras de artistas
e formais. Procurou tencionar, borrar os limites conhecidos muitas vezes foram cedidas por alguma
que colocam, de um lado, a produção aceita pelo coleção), a referência a uma eventual menção
sistema das artes e, de outro, aquelas expressões recebida no processo de seleção ou a assinatura
circunscritas à margem, que encontram no modelo mais rústica e evidente dos primeiros.
de salão da Bienal de Piracicaba um dos raros Num movimento de duplo sentido, é possível
espaços de circulação e visibilidade. ver não apenas como a produção dos artistas
19
Book_POR_ARTE39_v1.indb 19 03/05/17 19:43