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MOVIMENTO ESTUDANTIL, EUCLIDES COIMBRA

                              cuidadosa de artistas modernos e contemporâ-  A opção de expor lado a lado trabalhos de mestres
                              neos. Os curadores fazem questão de sublinhar   como Volpi, Flávio de Carvalho, Guignard e José
                              que o ponto de partida para o diálogo proposto   Cláudio e obras recentemente feitas por artistas
                              foi o exame e a seleção dos quase mil trabalhos   anônimos de todo o País, numa montagem proposi-
                              inscritos, provenientes de 25 estados. Somente   talmente tortuosa, sem caminhos assertivos, coloca
                              a partir desse conjunto bastante diversificado é   o público diante de uma trama interessante e provoca
                              que foi possível definir questões que norteariam   uma série de questionamentos. Logo na entrada o
                              a exposição, como espacialidade, materialidade,   espectador se depara com as figuras primitivas e
                              etc. “A seleção é um processo de escuta”, afirma   potentes  criadas  com  tubérculos  por  Cristiano
                              Clarissa Diniz, que assina a curadoria com Clau-  Lenhardt, que tiveram grande destaque na 32 Bienal
                                                                                                               a
                              dinei Roberto e Sandra Leibovici.            de São Paulo, e que imediatamente parecem dizer
                              A escolha dos artistas já referendados pelo circuito   que tudo ali é mais complexo do que parece.
                              radicaliza a tendência que já vinha se fazendo   Muitas vezes é difícil distinguir a qual grupo per-
                              sentir em edições anteriores da Bienal – organi-  tence o autor, se ao dos inscritos ou ao dos con-
                              zada há 30 anos na cidade de Piracicaba. A cura -  vidados. Há algumas pistas, como a menção da
                              doria evitou redundâncias, reiterações temáticas   proveniência do trabalho (as obras de artistas
                              e formais. Procurou tencionar, borrar os limites   conhecidos muitas vezes foram cedidas por alguma
                              que colocam, de um lado, a produção aceita pelo   coleção), a referência a uma eventual menção
                              sistema das artes e, de outro, aquelas expressões   recebida no processo de seleção ou a assinatura
                              circunscritas à margem, que encontram no modelo   mais rústica e evidente dos primeiros.
                              de salão da Bienal de Piracicaba um dos raros   Num movimento de duplo sentido, é possível
                              espaços de circulação e visibilidade.        ver não apenas como a produção dos artistas


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