Page 18 - ARTE!Brasileiros #39
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BIENAL NAÏFS
SEM TÍTULO (1972), FLÁVIO DE CARVALHO
EXPOSIÇÃO DE ARTE NAÏF
QUESTIONA RÓTULO DE INGÊNUA
COM ARTISTAS MODERNOS E CONTEMPORÂNEOS, MOSTRA TEVE INSCRITOS MIL TRABALHOS
DE 25 ESTADOS; TRABALHOS POPULARES REVELAM QUALIDADES DO CONTEMPORÂNEO
POR MARIA HIRSZMAN
EM ARTE, o termo naïf traz mais problemas tentativa de enquadrar e excluir. No entanto, é
do que soluções. O termo busca, numa palavra exatamente a partir de um evento que tem essa
oriunda do francês, desconhecida pela grande palavra por título que se dá atualmente na cidade
maioria, uma nomenclatura suficientemente nebu- de São Paulo um dos mais instigantes diálogos da
losa para definir um tipo de produção, persistente, temporada entre diferentes – e complementares
extremamente rico e diverso, mas cercado de – tipos de produção artística.
preconceitos e impossibilidades de definição. Trata-se da exposição Todo Mundo É, Exceto Quem
Se recorrêssemos ao português, os termos mais Não É, itinerância da Bienal Naïfs do Brasil, em
recorrentes seriam arte ingênua ou primitiva, o cartaz no Sesc Belenzinho, que reúne as 228 obras
que por si só já indica um olhar enviesado, uma selecionadas para a 13 do evento, uma seleção
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