Vista da exposição Temporada de Projetos 2020, em cartaz no Paço das Artes até 7 de novembro. Foto: Bia Stein/Paço das Artes

Fomentar a produção, reflexão e memória da arte é o objetivo do Paço das Artes desde sua criação, há 50 anos. Buscando dar enfoque também às produções não legitimadas pelo circuito oficial e oferecer subsídios para artistas, críticos e curadores, a instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo desenvolveu a Temporada de Projetos, que em 2021 chega à seu 25º ano de atuação como um dos mais longevos editais de arte contemporânea do Brasil.

Anualmente é lançada uma convocatória que seleciona trabalhos artísticos e curatoriais. Os projetos selecionados pelo júri especializado compõem uma exposição na sede do Paço das Artes – contando com cachê de participação e verba para a montagem dos projetos – e são publicados em um livro sobre a mostra. Leda Catunda, Marcos Chaves, Adalgisa Campos, Lenora de Barros, Jorge Menna Barreto e Regina Parra são alguns dentre os muitos nomes que já passaram pela iniciativa.

Até o dia 22 de outubro estão abertas as inscrições para a edição 2021/2022, que destinará aos selecionados prêmios de R$ 2.000 (para os artistas) e R$ 4.000 (para o projeto de curadoria). O edital também prevê acompanhamento crítico, verba para produção das obras e montagem das exposições, além de ajuda de custo caso os participantes residam fora da cidade de São Paulo. Os critérios de seleção contemplam múltiplas manifestações artísticas e a instituição afirma que “os concorrentes terão ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea desenvolvidas em seus projetos”.

Para participar, é necessário preencher o formulário fornecendo currículo, textos conceituais, memorial descritivo, cronograma de execução e orçamento. O resultado será divulgado em novembro de 2021 no site do Paço das Artes. Em paralelo à convocatória, segue em cartaz até 7 de novembro a exposição da Temporada de Projetos 2019/2020, adiada em decorrência da pandemia de Covid-19. É possível visitá-la gratuitamente na sede da instituição de terça a sábado, das 11h às 19h, e aos domingos e feriados, das 12h às 18h.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome