Exposição "Xingu: Reflexos Indígenas no Design Contemporâneo"

dom17ago(ago 17)10:00dom26out(out 26)18:00Exposição "Xingu: Reflexos Indígenas no Design Contemporâneo"Fruto de uma imersão entre o estúdio de design Yankatu e artesãos Mehinaku, a exposição apresenta peças inéditas e processos criativos colaborativos.Museu A CASA do Objeto Brasileiro, Avenida Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros, São Paulo, SP

Detalhes

O Museu da Inconfidência apresenta a exposição “À Espreita do Desvio“, do artista mineiro Ricardo Homen. A mostra apresentará obras de diferentes formatos e períodos da carreira do artista.

Na fronteira entre o rigor estérico e o imprevisível, Ricardo Homen constrói um universo onde linhas, cores e estruturas revelam uma inquietude. Sua obra não se contenta mais com a repetição, agora cria-se um campo de tensão onde nascem formas que se fundem e dão vida a um “terceiro elemento”: o que era retilíneo, se desvia; o que era previsível, se espreita.

Não se trata de abandonar a linguagem construída, mas de submetê-la a uma torção interna. Formas antes definidas agora se refratam, como se buscassem respirar e expandir-se para além de seus limites. Essa emancipação da rigidez não é um acidente, mas uma busca consciente — um ato de desafio ao ciclo infinito do “refazer o mesmo”.

Serviço
Exposição | Xingu: Reflexos Indígenas no Design Contemporâneo
De 17 de agosto a 26 de outubro
Quarta a domingo, das 10h às 18h

Período

17 de agosto de 2025 10:00 - 26 de outubro de 2025 18:00(GMT-03:00)

Local

Museu A CASA do Objeto Brasileiro

Avenida Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros, São Paulo, SP

Outros eventos

Como chegar