Exposição "velhas roupas coloridas", de Toia Tostes

qui07ago(ago 7)10:00qui04set(set 4)20:00Exposição "velhas roupas coloridas", de Toia TostesEm sua primeira exposição individual, artista mineira reúne obras sensíveis que unem memória e intimidade em matéria têxtilMITS Galeria, R. Padre João Manoel 740 - Jardins, São Paulo - SP

Detalhes

A MITS Galeria inaugura a exposição velhas roupas coloridas, primeira mostra individual da artista mineira Toia Tostes, sob curadoria de Liz Sampaio. Com abertura marcada para o dia 7 de agosto, a exposição permanece em cartaz até 4 de setembro e traz ao público uma seleção de obras que utilizam o têxtil como campo sensível de investigação da memória e da intimidade.

Fundada por Guilherme Giaffone e Roger Supino, a MITS é uma galeria dedicada a reaproximar a arte ao público, promovendo maior interação entre artistas e novos apreciadores. Com foco em conectar uma geração de potenciais colecionadores e apreciadores, a galeria investe em exposições que valorizam a experiência e o diálogo com a produção contemporânea.

Com passagem acadêmica em arquitetura, Toia sentia-se moldada pela rigidez do curso, e notou que seu impulso criativo encontrava-se no avesso das certezas construtivas. Em suas mãos, as composições se mostram expansivas, e os tecidos reaproveitados, retalhos, bordados são marcados por lembranças íntimas e pelo colecionismo afetivo herdado do pai, uma figura-chave que a ensinou a aceitar o dinamismo e a multiplicidade da vida.

O ato de bordar nasceu nos intervalos do seu tempo livre enquanto estudava Design de Interiores no Instituto Marangoni, em Milão. Para a artista, a prática do bordado e da costura é como entrar em um estado de suspensão, e foi assim que seu entendimento na arte despertou na articulação da irracionalização da forma não concreta.

A artista compara sua transição da arquitetura para o bordado ao mergulho no universo desconhecido e imaginativo de Alice, personagem de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Assim como na obra de Lewis Carroll, sua trajetória reflete uma inversão de lógica para a reivindicação de si para um outro lugar.

Na MITS, Toia Tostes inaugura uma nova fase de sua trajetória com composições sensíveis que investigam memória, matéria e intimidade. Em sua primeira exposição individual, apresenta as obras Três, Cosmo, Bouba, Kiki e Pernalonga, esculturas têxteis feitas com tecidos preenchidos por estopa e costurados com linha de bordado. A mostra fica em cartaz de 7 de agosto a 4 de setembro.

Serviço
Exposição | velhas roupas coloridas
De 07 de agosto a 04 de setembro
Segunda a sábado, das 10h às 20h

Período

7 de agosto de 2025 10:00 - 4 de setembro de 2025 20:00(GMT-03:00)

Local

MITS Galeria

R. Padre João Manoel 740 - Jardins, São Paulo - SP

Outros eventos

Como chegar