Exposição “Pequenas histórias sobre os dias e as noites do mundo”, de Marco Tulio Resende

qui07ago(ago 7)11:00sab20set(set 20)19:00Exposição “Pequenas histórias sobre os dias e as noites do mundo”, de Marco Tulio ResendeMostra celebra os 50 anos de carreira do artista, propondo uma imersão sensível e crítica nas camadas do tempo, da memória e da matériaCassia Bomeny Galeria, Rua Garcia d'Ávila, 196 – Rio de Janeiro - RJ

Detalhes

Cássia Bomeny Galeria anuncia “Pequenas histórias sobre os dias e as noites do mundo”, exposição do artista mineiro Marco Tulio Resende, com curadoria de Marcus Lontra. A individual será inaugurada no dia 6 de agosto de 2025, às 18h, com visitação até 20 de setembro na sede da galeria em Ipanema, no Rio, reunindo obras recentes do artista em diferentes suportes.

Com 50 anos de trajetória consolidada no cenário da arte contemporânea brasileira, Marco Tulio propõe, através de sua produção, uma subversão das geografias e narrativas do mundo. Sua obra atua nas frestas do tempo e do espaço, elaborando imagens que desafiam as lógicas lineares e traduzem os conflitos e encantamentos do presente.

“Meu trabalho é o resultado de tudo que vejo e sou: meu passado, meu cotidiano, minha vida. O fundamento básico é a memória. Na trama dos fatos e dos encontros vou somando meu modo de ser, vou erguendo a construção e com ela invento: não sou ortodoxo nem radical”, afirma o artista. “Sou permeável, disposto a procurar e com o que encontro, teço minhas razões, descubro as afinidades: Rembrandt, Goya, Klee, Rauschenberg, Kiefer, Louise Bourgeois, Duchamp, Frida Kahlo, Guignard, Barroco Mineiro, toda a África e índios do Brasil, Camus, Rimbaud, Wilde, Gide, Bachelard, Jung, Lorca, Murilo Mendes, Bach, Mozart, P. Bausch, Buñuel…”.

A exposição apresenta um corpo de trabalhos de duas séries distintas – Ecce Homo e Etcetera – que transitam entre a abstração e a figuração, evocando influências como Amilcar de Castro, Antoni Tàpies, Torres García e a força expressiva das máscaras africanas. Com paleta cromática deliberadamente contida e materialidade intensa, Marco Tulio elabora uma poética que atravessa continentes, tempos e linguagens.

Etcetera reúne pinturas que nascem de um processo contínuo de desenho e reinterpretação da memória, articulando esquecimentos, reencontros e afetos. As obras funcionam como fragmentos visuais de um alfabeto íntimo, em que gestos gráficos acumulados ao longo do tempo se transformam em narrativas sensoriais. A partir de anotações e registros visuais do artista, a série propõe uma leitura expandida da memória, tratada não como arquivo fixo, mas como matéria viva e criativa capaz de gerar novas camadas de sentido.

A série Ecce Homo reúne dez pinturas inéditas de pequeno formato, recém-produzidas a partir de pigmentos terrosos, e duas grandes telas de 2008. Integram a mesma série as esculturas em cerâmica Cabeças (2013), que remetem à história do Bairro das Cabeças, antiga entrada de Ouro Preto no século XVIII, onde cabeças de condenados eram expostas como forma de intimidação. As obras em cerâmica foram produzidas com terras de diversos municípios mineiros, transformadas em argila e queimadas no forno tradicional japonês Noborigama, a até 1.280°C por 72 horas, em um processo coletivo e ritualístico. A técnica aplicada, “Bizen”, dispensa esmalte e utiliza a reação da cinza da lenha sobre as peças para criar texturas e padrões únicos.

Para o curador Marcus Lontra, a obra do artista “é guardiã da memória nostálgica e romântica, mas sempre comprometida com o mundo em que vivemos, seus dramas e alegrias”. Ao lado de Manfredo Souzanetto e Marcos Coelho Benjamin, seus companheiros geracionais, Marco Tulio integra a chamada “tríade mineira” — artistas que transformaram os paradigmas da paisagem no Brasil, a partir de um comprometimento com a materialidade pictórica e com a força do gesto gráfico.

“Pequenas histórias sobre os dias e as noites do mundo” convida o público a uma travessia poética entre saberes e formas, em que memória e imaginação, matéria e sonho se entrelaçam. Como nos lembra o verso de Milton Nascimento, que ecoa discretamente na exposição: “sonhos não envelhecem”.

Serviço
Exposição | Pequenas histórias sobre os dias e as noites do mundo
De 07 de agosto a 20 de setembro
Segunda a sexta, das 11h às 19h, sábados, das 11h às 15h

Período

7 de agosto de 2025 11:00 - 20 de setembro de 2025 19:00(GMT-03:00)

Local

Cassia Bomeny Galeria

Rua Garcia d'Ávila, 196 – Rio de Janeiro - RJ

Outros eventos

Como chegar