Exposição "My Order" de Weber
Detalhes
Detalhes
Trabalhando com assemblage, escultura, instalação e fotografia, o artista carioca Allan Weber fundamenta sua prática nas realidades complexas de seu ambiente. Seu trabalho abraça a ambiguidade, o caos e a violência da vida urbana, transformando objetos cotidianos por meio de uma poética aguçada e comentários sociais. Ao trazer materiais carregados de história para o espaço expositivo, Weber oferece uma janela para as realidades que vivencia e imagina.
My Order é a primeira exposição individual institucional de Weber e reúne obras recém-encomendadas, moldadas pela experiência pessoal do artista como entregador e por uma residência recente no Reino Unido, promovida pela Nottingham Contemporary e pelo Pavilhão De La Warr em outubro de 2024. O título da exposição remete ao fato de que cada lugar, comunidade ou sistema opera de acordo com suas próprias regras internas. Reflete também as tentativas do artista de dar sentido ao mundo e impor sua ordem pessoal, usando a arte como meio para estabelecer suas próprias regras. Esta exposição representa a posição de Weber sobre essas regras, uma declaração de autonomia e autonomia.
No centro da exposição está uma nova instalação escultórica construída a partir de assentos de motocicleta desgastados, capacetes desgastados, luvas desfiadas e cordas elásticas. Ela se conecta à experiência de Weber como entregador e aos sistemas mais amplos de trabalho humano que muitas vezes passam despercebidos na vida cotidiana. Isso é combinado com uma apresentação de slides de fotografias tiradas pelo artista que destaca os laços e atos cotidianos de construção de comunidade encontrados em festas de quarteirão, barbearias, churrascos, times de futebol e exposições de arte em seu ambiente imediato. Em vez de oferecer uma crítica distanciada, as obras em My Order se conectam à experiência vivida de Weber e seu compromisso em promover a comunidade como parte de sua prática. Isso é exemplificado por sua fundação da Galeria 5 Bocas na favela homônima em que ele mora, na zona norte do Rio de Janeiro. Este espaço de arte contemporânea organiza vários acontecimentos na área e abriga seu próprio time de futebol juvenil.
A obra de Weber celebra a beleza da vida cotidiana e como os objetos se tornam carregados pela experiência humana, como as lonas que abrigam festas funk ou os assentos de motocicletas que levam entregadores à exaustão. Ao reconfigurar esses objetos no espaço da galeria, o artista abre uma janela para essas experiências, ao mesmo tempo em que demonstra apreço pelo mundano, pelo negligenciado e pelo esquecido em um mundo em constante fluxo e transformação.
My Order é uma encomenda conjunta da Nottingham Contemporary, onde a primeira iteração da exposição foi apresentada de 2 de fevereiro a 4 de maio de 2025. A exposição na DLWP tem curadoria de Joseph Constable (chefe de exposições da DLWP), Pablo León de la Barra (curador geral da América Latina do Museu Solomon R. Guggenheim) e João Conceição (curador assistente da DLWP).
A exposição conta com o apoio da Galatea, São Paulo e Salvador. A residência de Allan Weber em Nottingham foi possível graças ao apoio da Primary.
Serviço
Exposição | My Order
De 14 Junho a 14 Setembro
Todos os dias, das 10h às 17h
Período
14 de julho de 2025 10:00 - 14 de setembro de 2025 17:00(GMT-03:00)
Local
Pavilhão De La Warr
Marina, Bexhill-on-Sea TN40 1DP, Reino Unido