Exposição "Gabriella Marinho: rastro luminoso"

sab23ago(ago 23)10:00sab18out(out 18)19:00Exposição "Gabriella Marinho: rastro luminoso"Entre corpo, porcelana e rito, artista propõe uma travessia sensível pelos territórios da espiritualidade afro-brasileira.Galeria Galatea, R. Oscar Freire, 379 – Jardins

Detalhes

A Galatea apresenta Gabriella Marinho: rastro luminoso, a nova exposição individual da artista Gabriella Marinho, com abertura no dia 23 de agosto no espaço da rua Oscar Freire, em São Paulo. Com texto crítico assinado pelo curador Matheus Morani, a mostra reúne obras inéditas, entre esculturas em porcelana e pinturas, que investigam os limites entre espaço e território, a partir de uma abordagem poética e ritualística ancorada nas religiões de matriz africana.

Gabriella Marinho costuma ter o barro e a terra como ponto de partida, de um ponto de vista tanto material quanto filosófico. No entanto, esta é a primeira vez que a artista realiza um projeto centrado na porcelana – um material carregado de significados e que, na mostra, dialoga diretamente com a simbologia de Oxalá, importante orixá da cosmologia afro-brasileira, um dos mais antigos do panteão do candomblé, e figura central em sua história pessoal.

A exposição destaca uma outra visão do que entendemos por caminho percorrido, enviesando conceitos de espiritualidade e o circular como algo metafórico em nossas vidas, e como isso é tratado nos rituais de matriz afro-brasileira. O título, Rastro luminoso, remete ao caminho percorrido por animais como o caramujo, que secretam muco ao se locomoverem, especialmente em superfícies lisas. O caramujo, inclusive, sendo uma das representações de Oxalá.

“Penso a exposição como um percurso que passa a ser traçado em suspensão a partir dessa subjetividade dos símbolos ritualísticos atrelados à porcelana e à areia de praia. Meu trabalho traz o barro como ponto inicial e eu abordo isso dentro dos contextos que eu me insiro e que me entendo como pessoa. Nesse momento eu abordo coisas como corporalidade, pertencimento e espaço, unidas pela espiritualidade” explica a artista.

Além da porcelana, a exposição destaca outros elementos como metal, palha, areia e azul anil, evocando uma rede simbólica que atravessa diferentes orixás e suas interações com Oxalá. Os materiais e formas se entrelaçam num território sensível entre o corpo, o rito e a memória, propondo um campo expandido de espiritualidade e ancestralidade no espaço expositivo. A areia utilizada para produção das obras na exposição foi retirada em pontos do literal do Rio de Janeiro, especificamente Saquarema, Boa Viagem e Camboinhas.

A exposição se alinha ao braço do programa curatorial da Galatea voltado à promoção de novas vozes da arte contemporânea brasileira

Serviço
Exposição | Gabriella Marinho: rastro luminoso
De 23 de agosto a 18 de outubro
Segunda a quinta, das 10h às 19h, sexta, das 10h às 18h sábado, das 11h às 17h

Período

23 de agosto de 2025 10:00 - 18 de outubro de 2025 19:00(GMT-03:00)

Local

Galeria Galatea

R. Oscar Freire, 379 – Jardins

Outros eventos

Como chegar