Exposição “DAREL – 100 anos de um artista contemporâneo"

qui10jul(jul 10)12:00sab30ago(ago 30)19:00Exposição “DAREL – 100 anos de um artista contemporâneo"A exposição reúne cerca de 95 obras, abrangendo 70 anos de produção do artista, que marcou sua importância na história da arte do século XX pela excelência das suas litografias à cor e pinturas sensuais.Centro Cultural Correios RJ, Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Corredor Cultural, Rio de Janeiro - RJ

Detalhes

O centenário de nascimento do desenhista, pintor, gravador, ilustrador e professor Darel Valença Lins (Palmares, PE 1924–Rio de Janeiro, 2017) será celebrado com a exposição DAREL – 100 anos de um artista contemporâneo, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, sob curadoria de Denise Mattar.

A abertura da mostra panorâmica é quarta-feira, 9 de julho, às 16h, com temporada que se estende até 30 de agosto de 2025.

Com patrocínio do Itaú Cultural, a exposição reúne cerca de 95 obras, abrangendo 70 anos de produção do artista, que marcou sua importância na história da arte do século XX pela excelência das suas litografias à cor e pinturas sensuais.

Seu legado transita entre a gravura em metal, óleo sobre tela, fotomontagem, guache, pastel, desenho e a litografia à cor – técnica da qual foi pioneiro no Brasil.

Percurso da exposição

A mostra está organizada por segmentos, a partir da fase mais conhecida de Darel, a dos anos 1950|60, das séries Topografias e Cidades Inventadas, seguidas dos Anjos. São gravuras, inicialmente em preto e branco, às quais o artista introduz pouco a pouco a cor.

No começo da década de 1970, ele faz uma mudança radical de técnica e começa a trabalhar com pastel e lápis de cera. É deste período a série Mulheres da Rua Concórdia. “Poéticas, patéticas, dolorosas e sensuais são as cenas que Darel retrata de um prostíbulo, instalado na casa em que ele viveu na infância”, descreve a curadora.

Segue-se a este o conjunto intitulado Baixada Fluminense, no qual ele busca poesia em histórias inventadas sobre personagens reais.  Sem medo de errar, o artista usa a digigrafia [gravação de imagem por meios digitais], associando colagem, desenho, pastel e guache.

Seus últimos trabalhos são pinturas a óleo de temática floral e uma série de videoarte, realizadas em seu ateliê no bairro carioca de São Conrado nos anos 2000. Nas flores imensas transborda, mais do que nunca, a sensualidade de sua obra.

A exposição conta ainda com um curta de Allan Ribeiro, em que o artista conversa com o cinegrafista sobre Dostoievski, enquanto desenha, apresentado em loop. O longa documental, também de Allan Ribeiro, que inclui suas últimas realizações de Darel, as videoartes, terá sessões programadas, no auditório do Centro Cultural Correios Rio de Janeiro.

Serviço
Exposição | DAREL – 100 anos de um artista contemporâneo
De 10 julho a 30 agosto
Terça feira a sábado, das 12 às 19h

Período

10 de julho de 2025 12:00 - 30 de agosto de 2025 19:00(GMT-03:00)

Local

Centro Cultural Correios RJ

Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Corredor Cultural, Rio de Janeiro - RJ

Outros eventos

Como chegar