Cordão dos Bichos intitula a individual de Edu Cardoso, artista convidado pela galeria Kovak & Veira. A mostra, inspirada em um folguedo nacional (festa popular com raízes no folclore brasileiro), abre em 18 de agosto e apresenta 15 obras inéditas, sendo sete pinturas a óleo, sete desenhos em giz pastel oleoso e uma tiragem de sete esculturas idênticas, cada uma pintada à mão que se diferem em entre si apenas pelas diferentes cores que as cobrem, compõem a exposição.
Tradicional da cidade de Tatuí, cidade localizada na região metropolitana de Sorocaba com pouco mais de 120 mil habitantes, o Cordão dos Bichos começou há quase cem anos, com três foliões e, hoje, leva centenas de pessoas às ruas. Sempre em datas comemorativas, os moradores desfilam fantasiados de bichos, com as mesmas máscaras e trajes confeccionados artesanalmente, ainda aquela época. Atualmente, cerca de três dezenas de foliões de todas as idades vestem as fantasias de animais e desfilam pelas ruas. A cada nova celebração, as peças são restauradas e voltam a figurar nas ruas, simbolizando um ato histórico e ao mesmo tempo sustentável. O resultado é uma celebração cheia de encanto e originalidade, onde o humor das figuras se entrelaça com um leve mistério visual.
As obras criadas por Edu para essa mostra mergulham no universo tatuiense por meio de uma linguagem que transita entre o surrealismo pop e o realismo fantástico, ressaltando o caráter lúdico e poético dessa manifestação cultural, como pontua a curadora Renata Rocco. “Fascinado por esse patrimônio histórico, em suas longas investigações sobre tradições, identidades e cultura brasileira, o artista autodidata nascido em Avaré, Edu Cardoso, deparou-se com os personagens do Cordão dos Bichos, em um livro de folclore dos anos 1980. Assim, Cardoso lançou mão desses registros para trazer, por meio de suas pinturas, esses personagens à nossa presença independentemente da época, do ano ou da localização geográfica.”
Patrimônio cultural de Tatuí, a festa tradicional da cidade que inspirou o artista permanece, nas palavras de Renata, “como faísca de um Brasil em constante transformação.” E, continua: “aqui e agora tudo é valido e possível. Deixemo-nos levar pelo olhar de Edu Cardoso sobre o Cordão dos Bichos — um olhar, tanto apaixonado e curioso, quanto tragado por como uma nostalgia. Nostalgia de algo que vem se tornando cada vez mais rarefeito: sonhar. Sonhar outras coisas, outras peles, outras maneiras de ser e estar – realmente – no mundo”, finaliza Renta Rocco.
Serviço
Exposição | Cordão dos Bichos
De 19 de agosto a 14 de setembro
Segunda à sexta, das 11h30 às 19h, aos sábados das 11h30 às 16h30, domingos com agendamento
19 de agosto de 2025 11:30 - 14 de setembro de 2025 19:00(GMT-03:00)
Galeria Kovak & Vieira
Rua Conêgo Eugênio Leite, 150 – Jardins - São Paulo - SP