Colaboradores da edição #68Da Redação
Colaboradores
Veja quem são alguns dos colaboradores da edição #68 da arte!brasileiros
Novas DerivasPor Patricia Rousseaux
Editorial
Leia o editorial da edição #68 da arte!brasileiros, por Patricia Rousseaux
Pinacoteca migrante: quando os museus se esqueceram de ser jardinsPor Agustin Pérez Rubio
Bienais
Boicote à entrada triunfal: A pintura como transmissora da colonialidade
Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes: projeto de futuro no centro do BrasilPor Luciara Ribeiro, Ceiça Ferreira e Vitória Soares
Artigo
Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes tem princípios alicerçados nos fundamentos dos terreiros, subúrbios e quilombos
Trienal de Tijuana - México evoca arte como resistênciaPor Leonor Amarante
Bienais
Artistas de 14 países, com equidade de gênero, exploram as diversidades da produção contemporânea
Desaprender o imperialismo e repararPor Fabio Cypriano
Livro
Em ‘História potencial’, a artista e acadêmica Ariella Aïsha Azoulay propõe novas formas de se rever o modo colonialista a partir de conceitos como desaprender e reparar, opondo-se à noção de progresso
Dandara: entre a lenda e a resistênciaPor Vanicleia Silva Santos e Renata Felinto
Ensaio
A construção de uma heroína negra e a arte como contranarrativa questiona a ausência de heroínas afrodescendentes nos relatos tradicionais
Tecendo outra históriaPor Maria Hirszman
Exposições
Exposições simultâneas investigam os saberes e fazeres africanos, cotejando passado e presente e propondo novos caminhos para a pesquisa e para a arte contemporânea
A ferro e fogoPor Eduardo Simões
Reportagem
Com o título ‘Mil graus’, o 38º Panorama da Arte Brasileira acontece no MAC USP e se debruça sobre conceitos como intensidade, calor e transmutação
Mil Graus enfoca potência criativa das ruasPor Fabio Cypriano
Crítica
Panorama do Museu de Arte Moderna de SP, realizada pela primeira vez no MAC USP, aborda práticas divergentes dos padrões hegemônicos
Políticas da memória a gênese do Museo del BarroPor Eduardo Simões
Seminário
Diretora da instituição, Lia Colombino falou dos contextos que levaram à fundação do museu; debatedores buscaram analogias com a proposta de Museu das Origens, de Mario Pedrosa