Museu de Arte Sacra da Bahia Foto: Wellington Da Costa Gomez

Museu de Arte Sacra da Bahia (MAS), cuja sede fica num antigo convento de Salvador, tem problemas estruturais e o acervo corre sérios riscos, adverte universidade

Depositário da maior coleção de arte sacra barroca da América Latina, o Museu de Arte Sacra (MAS) da Bahia vive dias de angústia em Salvador. Fechado preventivamente no último dia 10 de agosto pela reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sua gestora, por problemas estruturais, a instituição vive sob uma ameaça que já se torna frequente no cenário da museologia nacional.

O reitor Paulo Miguez explica que o fechamento do Museu se tornou imprescindível como forma de prevenção de uma catástrofe semelhante à do incêndio no Museu Nacional, vinculado à UFRJ, que ocasionou perdas imensuráveis e irreparáveis ao patrimônio histórico do país.

A decisão foi chancelada pelo Conselho de Ensino Superior em 30 de julho deste ano. “Em um cenário de perdas orçamentárias às Instituições de Ensino Superior, que se acumulam ao longo dos anos, não há verba para o custeio da recuperação do Museu”, informou a nota divulgada pela UFBA.

A nota evidencia quão delicado é o caso do Museu de Arte Sacra (e seu acervo), e o quanto precisa de uma intervenção urgente. O museu é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) desde 1938. Em 1985, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A coleção do Museu é composta por pinturas, azulejarias, ourivesaria, mobiliários, imaginárias religiosas, peças de prata pura e outros objetos que não tem similares em outras instituições. As obras do acervo permanente abrangem peças dos séculos 16, 17 e 18 e parte do século 19.

O Museu Nacional do Rio de Janeiro, também vinculado a uma universidade federal, foi destruído por um incêndio em 2018 (reconstruído, vai ser reaberto ao público em 2026).

Como se trata também de uma instituição ligada a uma universidade federal, portanto dependente de repasses de recursos federais, a reportagem de arte!brasileiros procurou o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão ligado ao Ministério da Cultura, para saber como o governo acompanha o caso do MAS. “Esclarecemos que Instituto Brasileiro de Museus – Ibram – não tem gerência administrativa sobre o Museu de Arte Sacra de Salvador, nem informações sobre os motivos que levaram ao seu fechamento ou sobre o estado de preservação do acervo do museu”, informou a assessoria de Comunicação do Ibram, que também asseverou que o instituto “irá verificar,junto à UFBA, qual a atual situação do acervo do Museu e avaliar que medidas serão necessárias”. Recentemente, houve um corte de R$ 1,28 bilhão do orçamento da Educação pelo governo federal, e as dotações orçamentárias anuais das universidades federais consequentemente caíram, o que não projeta bons presságios para o MAS.

A diretora do MAS, Maria Herminia Olivera Hernández, garantiu que não há riscos ao acervo e informou que o edifício que abriga o museu (cuja área total é de 5.261 metros quadrados) já está sendo objeto de obras emergenciais empreendidas pela universidade, e busca os apoios da prefeitura e do governo estadual para prosseguir com os trabalhos. “Esperamos que outras instituições públicas e privadas se somem ao esforço de restaurar este valioso patrimônio cultural”, disse ela à publicação Metro1. O museu, localizado na Rua do Sodré, próximo à Praça Castro Alves, no antigo Convento de Santa Teresa D´Ávila, e possui uma igreja em seu interior, com altar-mor de prata, proveniente da antiga Sé, demolida em 1933. Há também sacristia, coro, capela interior, refeitório e biblioteca com cerca de cinco mil títulos, disponíveis para consulta. O conjunto dispõe de 16 salões, 12 salas, 10 celas, corredores e galerias e duas escadarias de pedra com painéis de azulejos do século 17 nas paredes. Aberto, recebia cerca de 300 pessoas por mês.


Tour virtual pelo Museu de Arte Sacra da Bahia:

Créditos:
Projeto: TOUR VIRTUAL MAS 360
Curadoria e Coordenação: Museóloga Edjane Silva
Fotografia 360°: Henrique Muccini
Edição, Produção e Montagem: Bahia View360°
Fotografia Aérea: JP Drone e Vídeo

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome