Pela primeira vez a Blombô abre a exposição coletiva com artistas ativos. “Corpo vibrátil” discute o corpo expandido para além da sua dimensão física com obras de cinco artistas: Ana Blumer,
Pela primeira vez a Blombô abre a exposição coletiva com artistas ativos. “Corpo vibrátil” discute o corpo expandido para além da sua dimensão física com obras de cinco artistas: Ana Blumer, Felipe Diniz Sanguin, Júlia Dugaich, Mari Sperandio e Thiá Sguoti. Nesta mostra, eles abordam o corpo em sua dimensão metafísica, política, espiritual, ancestral e subjetiva. Com parte das obras à venda, vale ressaltar que elas não serão leiloadas e podem ser vistas, gratuitamente, até 9 de outubro.
Cerca de 40 obras marcam o encontro entre diferentes linguagens e que, como pontua o curador da mostra Lucas Dilacerda, faz um convite à reflexão acerca do corpo como centro das pesquisas. “A mostra convida o público a refletir sobre o corpo como um campo de disputa. É nele que se inscrevem as marcas do poder e da violência, mas também as estratégias de fuga, reinvenção e desejo.”
Pinturas, esculturas, cerâmicas e outras técnicas compreendem as criações que, para o diretor dos leilões de arte e leiloeiro oficial da Blombô, Daniel Rebouço, são obras que devem ser contempladas. “Pensamos em organizar uma exposição com um time de artistas geniais e obras igualmente incríveis. Os trabalhos são produzidos com diferentes técnicas, mas estão interligados em suas temáticas, seus valores institucionais e subjetivos.”
Obras em que a figura humana se expõe em sua vulnerabilidade e potência; onde o corpo é atmosfera ou às vezes se modela em corpos sem fronteiras fixas, em híbridos entre cultura e natureza ou quando surgem como seres mitológicos e quimeras em que a imaginação é também um ato de resistência, permeiam as criações destes cinco artistas. “Cada obra, à sua maneira, fabrica um corpo vibrátil, um sensor e emissor de forças: corpos que não se limitam à pele, mas se expandem em cor, matéria, gesto, mito e crítica, abrindo passagem para o que ainda não tem forma, pois aqui, o corpo não é só aquilo que se vê, é o que se sente”, finaliza o curador Lucas Dilacerda.
Serviço
Exposição | Corpo vibrátil
De 25 de setembro a 9 de outubro
Segunda a sexta-feira das 11h às 19h | sábado das 11h às 17h
25 de setembro de 2025 11:00 - 9 de outubro de 2025 19:00(GMT-03:00)
Galeria Blombô
Av. Cidade Jardim, 86 – Jd. Europa, São Paulo - SP