Exposição "Vaga", de Bruno Rios

ter12ago(ago 12)10:00sab13set(set 13)19:00Exposição "Vaga", de Bruno RiosAs obras são realizadas a partir de uma técnica desenvolvida pelo artista, associando madeira, placa cimentícia, spray e massa acrílica.Galeria BASE, Al Franca 1030, Jardim Paulista || 01422-002 | São Paulo - SP

Detalhes

A Galeria BASE inaugura a exposição “Vaga”, do artista mineiro Bruno Rios – sua primeira individual em São Paulo – com texto crítico assinado por Mariana Leme. Todas as obras expostas foram produzidas para a mostra. O conjunto marca uma nova fase do artista, seja na sua pesquisa ou suportes utilizados.

A exposição é composta por uma série de 22 pinturas, de 50×70 cm cada, que carregam o mesmo nome da mostra. As obras são realizadas a partir de uma técnica desenvolvida pelo artista, associando madeira, placa cimentícia, spray e massa acrílica. Os suportes permitem uma série de investidas gestuais a partir da incisão de goivas, ponta secas, serigrafias e colagens de objetos. O percurso poético investigado nesses trabalhos parte do caminhar na cidade e do encontro com elementos urbanos que são reconfigurados e manipulados, formulando outras perspectivas e modo de perceber o entorno.

Para além da série de pinturas, Bruno Rios ainda apresenta 5 fotografias, de 20×30 cm cada, da série “Inauguração, acontecimento”, que nos mostram fogos de artifícios sendo ativados em terrenos baldios, lotes vagos e construções abandonadas encontradas nos percursos pela cidade. As imagens partem novamente da investigação do entorno urbano e apontam para as problemáticas relacionadas à especulação imobiliária, aos modos como a cidade se desenha e as premissas que regem uma certa lógica construtiva/progressista que se impõe e se enaltece, mas que se mostra falha e efêmera nos contextos sociais presentes.

No dizer da curadora Mariana Leme “Em chapas rígidas de madeira, há pequenos desenhos gravados em sulcos, elementos coloridos colados sobre a superfície, traços retos e sinuosos, algumas letras do alfabeto latino. Mas parece não haver nenhuma síntese formal, como se as composições estivessem em movimento, algo reforçado pela característica serial dos trabalhos. Bruno Rios desenha e risca as superfícies como quem deambula pela cidade: não há projeto prévio, mas uma justaposição de gestos, acasos e pequenos acúmulos; talvez venha também daí a sensação de uma ligeira mobilidade dos elementos.

Num outro gesto, igualmente discreto, o artista posiciona fogos de artifício em terrenos baldios, registrando-os em fotografia. Construções abandonadas, árvores invasoras, mato e entulho coexistem brevemente com o cintilar da explosão, numa atmosfera ao mesmo tempo reconhecível, efêmera e inusitada. Mas não se trata de um espetáculo, ou de uma mensagem assertiva. Como nos desenhos, as fotos registram pequenos acontecimentos, no interior dos resíduos urbanos, por meio dos signos que constituem uma linguagem partilhada e da própria arte, enquanto linguagem aberta.”

A exposição ocupa os dois andares do espaço e mostra uma nova fase do artista, que abandona o papel e passa a trabalhar com materiais novos, assim como marca a primeira mostra individual no novo endereço da Base, acrescenta Daniel Maranhão, diretor da galeria.

Serviço
Exposição | Vaga
De 12 de agosto a 13 de setembro
Terça a sexta-feira, das 10hs às 19hs; sábado, das 10hs às 15hs

Período

12 de agosto de 2025 10:00 - 13 de setembro de 2025 19:00(GMT-03:00)

Local

Galeria BASE

Al Franca 1030, Jardim Paulista || 01422-002 | São Paulo - SP

Outros eventos

Como chegar