Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Curitiba
Projeto de extensão do MAC do Paraná

Um novo espaço museológico deve chegar a Curitiba (PR) em 2025, na esteira de um projeto inédito de inovação urbanística: o complexo da Fábrica de Ideias. O cenário são as centenárias instalações da antiga fábrica de cervejas da Ambev, no bairro Rebouças (zona central de Curitiba), desativada desde 2016, que vão abrigar uma extensão do Museu de Arte Contemporânea (MAC) em uma simbiose ousada com um gigantesco hub de tecnologia e inovação de 35 mil m2 (cujo investimento, anunciado pela Audi do Brasil, é da ordem de 300 milhões de reais), um projeto integrante do programa estadual Paraná Competitivo.

A Fábrica de Ideias é definida como um polo que reunirá, além de empresas de tecnologia, startups, centros de pesquisa e instituições governamentais, espaços para aceleração de negócios, economia criativa, qualificação profissional, pesquisa tecnológica e coworking. O espaço também prevê um novo centro cultural e gastronômico, além do apêndice museológico do MAC. O futuro centro de inovação também irá respirar cultura, promovendo a revitalização de um espaço sem uso há anos. A extensão do Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Paraná terá 6.492,86 m² e abrigará mostras temporárias. Inaugurado em 1970, o MAC funciona em um prédio na rua Cândido Lopes, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Possui 1,8 mil obras de artistas contemporâneos. Em 2019, o governo estadual iniciou uma reforma no edifício-sede do museu, que estava em péssimo estado. Fontes informaram que uma empreiteira que perdeu a licitação para revitalizar o prédio entrou com uma ação judicial e paralisou a obra. A reforma, que deveria durar 18 meses, está até hoje em compasso de espera. Nesse período, o acervo foi abrigado no Museu Oscar Niemeyer (MON), onde se encontra atualmente.

Também está sendo anunciada a criação de um novo equipamento cultural no complexo, o Museu da Comunicação e Inovação, com 1.577,36 m². A Fábrica de Ideias contará com auditório para 250 pessoas, uma praça integrativa entre os espaços que se propõe a aproximar arte, comunicação e inteligência artificial, com uma área voltada especificamente para tecnologia, segundo material de divulgação do projeto.

O projeto arquitetônico que permitirá essa integração entre diferentes atividades e ações urbanas é do escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados e as obras terão início já no começo de 2025. “Cada linha desenhada, cada escolha de material é uma celebração da inovação e do futuro”, afirmou o arquiteto do projeto, Ricardo Amaral. A antiga fábrica vai ser objeto de um projeto de retrofit, com as estruturas existentes sendo renovadas e adaptadas para os novos fins, além de o terreno abrigar novos edifícios. A antiga fábrica da Ambev foi, originalmente, sede das cervejarias Gloria e Atlântica, adquiridas posteriormente pela Brahma, e é cadastrada como Unidade de Interesse de Preservação (UIP) pelo município de Curitiba.

A intervenção da Fábrica de Ideias, com a preservação da paisagem industrial típica da região, pretende justapor passado e futuro em um projeto de desenvolvimento tecnológico. A primeira etapa do projeto, que envolve o retrofit do espaço existente, está prevista para começar já no início de 2025. Retrofit é uma técnica de revitalização de construções antigas, adaptando-as às necessidades atuais.O imóvel, localizado na superquadra entre as avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu, será inicialmente revitalizado (o terreno possui mais de 50 mil metros quadrados no total, com 34 mil metros quadrados de área construída).

O escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados atua desde 1976, em Curitiba, e desenvolve projetos também em outros Estados do Brasil e no exterior, com ênfase no planejamento, gerenciamento e fiscalização de obras. Seu portfólio inclui planejamento estratégico para o setor de incorporação, arquitetura de interiores, projetos urbanísticos, hoteleiros, aeroportuários, industriais, comerciais, residenciais e esportivos, sempre utilizando o que há de melhor na inovação e tecnologia.

Os muros da Fábrica de Ideias serão pintados com imagens de figuras que marcaram a história do Paraná, entre eles os irmãos André e Antônio Rebouças, que dão nome ao bairro e foram os engenheiros responsáveis pela construção da linha férrea ligando Curitiba ao Litoral; o físico e cientista curitibano César Lattes e o precursor da aviação Alberto Santos Dumont, que foi um dos responsáveis pela criação do Parque Nacional do Iguaçu. O centro gastronômico do complexo se chamará Alfred Agache, homenagem ao arquiteto que criou o plano de urbanização de Curitiba.


Cadastre-se na nossa newsletter

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome