A individual de Laerte Ramos acontece na DAN Sala São Pedro, em Itu. Com curadoria de Carolina Splendore, Deslinde & Diversionismo propõe um diálogo ativo entre o espectador e o
A individual de Laerte Ramos acontece na DAN Sala São Pedro, em Itu. Com curadoria de Carolina Splendore, Deslinde & Diversionismo propõe um diálogo ativo entre o espectador e o espaço, dois atos de exposição, dois recortes curatoriais.
O artista destaca-se no panorama da arte contemporânea brasileira especialmente pela produção em gravura e grandes instalações em cerâmica. Trabalha com xilogravura, serigrafia, pintura, escultura, tapeçaria, utilizando técnicas e materiais que o desafiam como um incansável artista-pesquisador.
Por meio de uma manipulação controlada, mas espontânea, ele constrói objetos que parecem ter sobrevivido tanto à catástrofe quanto à celebração. Eles se tornam artefatos de realidades alternativas, relíquias que conectam eras com um senso simultâneo de permanência e fragilidade.
Segundo a curadora, “Deslinde” aproxima o ponto de encontro entre traço e território, num processo contínuo de desvelar e assentar, como nas obras Retroland e Omen: a camada inicial – um começo de mundo – é exposta em sua essência. Já em “Diversionismo”, o jogo das formas se torna subversivo. Laerte, com sua habilidade peculiar, reconfigura objetos e símbolos, traçando desvios em caminhos não previstos. Aqui, em Anti-derrapante e Patrulha Seven Boys, a ludicidade não só desconstrói a função original, mas também a reimagina, transformando o familiar em inusitado.
Serviço
Exposição | Deslinde & Diversionismo
De 19 de outubro a 19 de janeiro
Quarta a domingo das 11h às 17h
19 de outubro de 2024 11:00 - 19 de janeiro de 2025 17:00(GMT-03:00)
DAN Galeria Sala São Pedro
Rua Doutor Graciano Geribello, nº 8 - Bairro Alto, Itu - SP