Exposição "Narciso - a beleza refletida"
Detalhes
O Farol Santander São Paulo centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugura no dia 4 de outubro (sexta-feira), a exposição inédita Narciso – a beleza refletida, que explora o
Detalhes
O Farol Santander São Paulo centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugura no dia 4 de outubro (sexta-feira), a exposição inédita Narciso – a beleza refletida, que explora o mito de Narciso, paradigma da cultura ocidental, relativo ao cultivo da própria imagem, por meio do olhar do artista para si mesmo. Com curadoria de Helena Severo e Maria Eduarda Marques, além de direção artística de Marcello Dantas, a mostra reúne um acervo com 101 obras de diversos e representativos artistas brasileiros, entre pinturas, desenhos, esculturas e fotografias, produzidas entre a fase modernista e a contemporaneidade. A exposição ocupará toda a galeria do 22º andar do Farol Santander São Paulo e ficará em cartaz até o dia 5 de janeiro de 2025.
Ao longo da história, a parábola de Narciso, jovem de rara beleza aprisionada à própria imagem, inspirou artistas por mais de dois mil anos. Resgatada durante o Renascimento, após ser esquecida na Idade Média, a mitologia de Narciso passou a simbolizar a busca pela identidade do indivíduo, em um período de grandes transformações na arte e na valorização do autorretrato. A figura de Narciso, associada ao drama da individualidade, foi especialmente marcante para artistas renascentistas.
O autorretrato sobreviveu às transformações das vanguardas modernas, incorporando expressões subjetivas e interpretações mais livres. Com a chegada da fotografia, especialmente no século XIX, o autorretrato ganhou nova força. Nos tempos atuais, as fotografias digitais e as redes sociais revolucionaram a forma como a autoimagem é produzida e compartilhada.
“No coração do Farol Santander, este espaço de cultura e inovação, convidamos os visitantes a refletir sobre a linha tênue entre a busca por identidade e o narcisismo no século XXI. A exposição explora como o fascínio pela própria imagem atravessa os séculos”; comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.
A mostra exibe ao público 100 obras da coleção particular de Lúcia Almeida Braga, produtora de cinema, que foi concebida e organizada pelo arquiteto Márcio Rebello, seu marido, a partir de do ano de 1997. Trata-se de um conjunto de obras de arte em autorretratos produzidos em diversas técnicas e no mesmo formato, pelos mais destacados artistas modernos e contemporâneos brasileiros, que foram comissionados e agrupados durante duas décadas, de modo a desvendar “a cara do Brasil” na virada do milênio. O autorretrato de Cícero Dias, por exemplo, foi a última obra realizada pelo artista, em 2003, ano de seu falecimento.
Entre os destaques da coleção estão nomes como: Antonio Peticov, Beatriz Milhazes, Carlos Sciliar, Cícero Dias, Emanoel Araújo, Fernando Barata, José Roberto Aguilar, Leda Catunda, Luiz Zerbini, Siron Franco, Romero Brito, Tomie Ohtake, entre outros. Os trabalhos serão exibidos em telas originais e também em reproduções de backlight.
Serviço
Exposição | Narciso – a beleza refletida
De 04 de outubro a 05 de janeiro
Terça a domingo, das 09h às 20h
Período
4 de outubro de 2024 09:00 - 5 de janeiro de 2025 20:00(GMT-03:00)
Local
Farol Santander
Rua João Brícola, 24 – Centro, São Paulo - SP