Colaboradores da edição #68Da Redação

Colaboradores

Veja quem são alguns dos colaboradores da edição #68 da arte!brasileiros

Novas DerivasPor Patricia Rousseaux

Editorial

Leia o editorial da edição #68 da arte!brasileiros, por Patricia Rousseaux

Pinacoteca migrante: quando os museus se esqueceram de ser jardinsPor Agustin Pérez Rubio

Bienais

Boicote à entrada triunfal: A pintura como transmissora da colonialidade

Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes: projeto de futuro no centro do BrasilPor Luciara Ribeiro, Ceiça Ferreira e Vitória Soares

Artigo

Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes tem princípios alicerçados nos fundamentos dos terreiros, subúrbios e quilombos

Trienal de Tijuana - México evoca arte como resistênciaPor Leonor Amarante

Bienais

Artistas de 14 países, com equidade de gênero, exploram as diversidades da produção contemporânea

Desaprender o imperialismo e repararPor Fabio Cypriano

Livro

Em ‘História potencial’, a artista e acadêmica Ariella Aïsha Azoulay propõe novas formas de se rever o modo colonialista a partir de conceitos como desaprender e reparar, opondo-se à noção de progresso

Dandara: entre a lenda e a resistênciaPor Vanicleia Silva Santos e Renata Felinto

Ensaio

A construção de uma heroína negra e a arte como contranarrativa questiona a ausência de heroínas afrodescendentes nos relatos tradicionais

Tecendo outra históriaPor Maria Hirszman

Exposições

Exposições simultâneas investigam os saberes e fazeres africanos, cotejando passado e presente e propondo novos caminhos para a pesquisa e para a arte contemporânea

A ferro e fogoPor Eduardo Simões

Reportagem

Com o título ‘Mil graus’, o 38º Panorama da Arte Brasileira acontece no MAC USP e se debruça sobre conceitos como intensidade, calor e transmutação

Mil Graus enfoca potência criativa das ruasPor Fabio Cypriano

Crítica

Panorama do Museu de Arte Moderna de SP, realizada pela primeira vez no MAC USP, aborda práticas divergentes dos padrões hegemônicos

Políticas da memória a gênese do Museo del BarroPor Eduardo Simões

Seminário

Diretora da instituição, Lia Colombino falou dos contextos que levaram à fundação do museu; debatedores buscaram analogias com a proposta de Museu das Origens, de Mario Pedrosa