Exposições: "Mário, Cravo, Parga e Pedra", "Fim da Cidade”, "12" ,e "Everything Tends To Ascend (Part II)"
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A Nonada ZN recebe para o vernissage de quatro exposições que, embora distintas em suas abordagens, apresentam diálogos e interseções que enriquecem o olhar sobre a produção artística contemporânea. A
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A Nonada ZN recebe para o vernissage de quatro exposições que, embora distintas em suas abordagens, apresentam diálogos e interseções que enriquecem o olhar sobre a produção artística contemporânea. A galeria, localizada na Penha, Rio de Janeiro, trará ao público obras de Mário Cravo Júnior, Raylton Parga, Erick Peres, Manu Costa Lima e os artistas da exposição coletiva “Everything Tends To Ascend (Part II)”, que ocupará o mezanino da galeria. As exposições abrangem uma ampla diversidade de mídias e expressões artísticas, desde esculturas e relevos, passando por fotografias e instalações site-specific, até investigações conceituais que unem vídeo e performance.
“Mário, Cravo, Parga e Pedra” oferece uma oportunidade rara de ver reunidos dois artistas de diferentes gerações em um diálogo sobre a exploração da materialidade na escultura e em outras linguagens. Mário Cravo Júnior (1923-2018), um dos principais nomes da escultura moderna brasileira, apresenta trabalhos produzidos a partir dos anos 1980. Conhecido por suas esculturas monumentais em madeira e metal, Cravo desenvolveu uma abordagem única que dialoga profundamente com a cultura popular baiana e suas raízes afro-brasileiras. Através de temas como identidade e ancestralidade, suas obras refletem uma busca por representações simbólicas que conectam o homem à natureza e à cultura local. Raylton Parga, por sua vez, traz uma produção contemporânea que, embora dialogando com o legado de Cravo Júnior, expande as possibilidades de experimentação com diferentes materiais. Parga, nascido em Brasília em 1995, é um artista em ascensão, com uma abordagem investigativa que mescla pintura, fotografia, cianotipia e esculturas tridimensionais. Utilizando materiais como papel, plástico e objetos encontrados, sua obra questiona os limites entre o efêmero e o permanente, e como esses elementos podem ser reconfigurados na arte contemporânea. O texto crítico de João Victor Guimarães sublinha os contrastes e afinidades entre esses dois artistas, destacando a importância da materialidade como ponto central de suas pesquisas.
Na Sala 2, a exposição “Erick Peres – Fim da Cidade” apresenta uma série de trabalhos do artista Erick Peres, que retorna ao seu bairro de origem em Porto Alegre para revisitar as memórias e cicatrizes deixadas por uma enchente que devastou a região. Peres, conhecido por seu trabalho com fotografia e vídeo, utiliza esses meios para explorar a ideia de arquivo e representação. A exposição aborda a relação entre o pessoal e o coletivo, entre o passado e o presente, refletindo sobre a fragilidade dos espaços urbanos e a resiliência de suas comunidades. O texto crítico de Duan Kissonde mergulha na trajetória do artista, conectando suas experiências pessoais com questões mais amplas de urbanização e transformação geográfica. A sala se transforma em um espaço onde as marcas da destruição são visíveis, mas também onde a memória ressurge como um elemento de resistência.
A instalação “12”, de Manu Costa Lima, é uma obra site-specific que transforma o galpão da Nonada ZN por meio da manipulação da luz. Manu, que já realizou trabalhos em diálogo com espaços urbanos e arquitetônicos, utiliza luzes pontuais que percorrem todo o terreno e parte do espaço, convergindo no ponto central. A obra cria um percurso sensorial para o público, que é convidado a caminhar pelos arredores do galpão e a explorar o ambiente a partir de uma nova perspectiva. A relação entre interior e exterior é central em sua investigação, propondo um diálogo entre o espaço construído e o entorno urbano, além de revelar a beleza oculta que existe no cotidiano. A instalação, realizada em parceria com a galeria Quadra, é um convite à contemplação e à redescoberta da arquitetura e do espaço físico.
A coletiva “Everything Tends To Ascend (Part II)” ocupa o mezanino da Nonada ZN e dá continuidade a um projeto iniciado em Turim, Itália, na Societe Interludio. Sob curadoria de Francesco João, a mostra é inspirada na obra “Rock My Religion” (1982-1984) de Dan Graham, renomado artista conceitual americano. O vídeo de Graham, que mistura performances punk com xilogravuras dos Shakers, explora como diferentes culturas utilizam a arte para alcançar a transcendência espiritual e cultural. Essa interseção entre religião, música e arte é o ponto de partida para os artistas participantes – Bruno Moutinho, Francesco João, Luisa Brandelli e Virginia Ariu –, que expandem essa discussão através de suas próprias linguagens. A exposição propõe uma reflexão sobre como a arte pode ser um veículo para a transcendência e a transformação, tanto individual quanto coletiva. Bruno Moutinho, por exemplo, explora a relação entre som e imagem, criando instalações que evocam a espiritualidade presente na música. Francesco João, além de curador, apresenta trabalhos que investigam a estética da repetição e da performance ritualística, enquanto Luisa Brandelli e Virginia Ariu utilizam o vídeo e a fotografia para expandir os conceitos de memória e representação cultural. Juntas, as obras trazem uma abordagem contemporânea para temas históricos e espirituais, questionando a função da arte como meio de transformação.
As quatro exposições simultâneas, que ocupam diferentes espaços dentro da Nonada ZN, propõem uma rica diversidade de diálogos entre a materialidade, a memória, a espacialidade e a transcendência. Cada mostra, com suas particularidades e investigações próprias, contribui para uma visão abrangente da produção artística contemporânea. “Mário, Cravo, Parga e Pedra” explora o legado e a inovação na escultura; “Fim da Cidade” reflete sobre a urbanização e a resiliência comunitária; “12” transforma o espaço por meio da luz e da arquitetura; e “Everything Tends To Ascend (Part II)” oferece uma abordagem conceitual sobre as conexões entre arte, religião e música. Juntas, essas exposições proporcionam ao público uma experiência imersiva e plural, que se desdobra em múltiplas camadas de interpretação e sensibilidade.
Serviço
Exposições | “Mário, Cravo, Parga e Pedra”, “Fim da Cidade”, “12” ,e “Everything Tends To Ascend (Part II)”
De 14 de setembro a 25 de janeiro 2025
Quinta e sexta, das 12h às 17h || sábado, das 11h às 15h
Período
14 de setembro de 2024 12:00 - 25 de janeiro de 2025 17:00(GMT-03:00)
Local
Nonada ZN
Rua Conde de Agrolongo, 677 – Penha - Rio de Janeiro