Seminário Internacional:

A arte como construção de mundos

Evento gratuito ocorrerá na Fábrica de Arte Marcos Amaro, no dia 7 de setembro, em Itu
Traslado gratuito ida e volta

O Seminário

Na ocasião da abertura da exposição As coisas do mundo do artista brasileiro Bispo do Rosário, na Fábrica de Arte Marcos Amaro, no dia 7 de setembro, em Itu, será realizado o Seminário Internacional: A arte como construção de mundos. O seminário conta com o apoio da Galeria Estação, que abre ao público exposições individuais do artista brasileiro Fernando Diniz e do artista austríaco Josef Hofer, no dia 9 de setembro, na sede da galeria em São Paulo.

O encontro tem como objetivo apresentar para o público a enorme riqueza e diversidade de artistas, portadores de sofrimento psíquico no Brasil e no mundo, ligados ao movimento inicialmente nomeado pelo pintor francês Jean Dubufett como Art Brut, e debater sobre a beleza e a força contida na produção das obras de artistas asilares.

Participam desse evento Elisabeth Telsnig (curadora, doutora em História da Arte e representante do trabalho do artista austríaco Josef Hofer), Solange de Oliveira (doutora em Psicologia Social e pós-doutoranda vinculada ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo), Tânia Rivera (psicanalista, doutora em Psicologia e professora da Universidade Federal Fluminense) e Raquel Fernandes (diretora geral do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Rio de Janeiro).

A conversa será mediada por Ricardo Resende (curador da Fundação Marcos Amaro e do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea). Na sequência, público e palestrantes serão convidados a visitar as exposições que abrem simultaneamente na FAMA: além da mostra de Bispo do Rosário, uma individual de Pola Fernandez (Edital de Ocupação da FAMA) resultada de uma residência no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea no Rio de Janeiro e uma coletiva com obras de artistas que foram tocadas pela obra de Bispo: Carmela Gross, Louise Bourgeois, Nazareth Pacheco e Sonia Gomes.

PROGRAMAÇÃO:

8h30 TRASLADO DOS CONVIDADOS E INSCRITOS SP-ITU
Um ônibus e uma van sairão da sede da FAMA em São Paulo – Al. Franca, 1054.
Um segundo ônibus sairá da Galeria Estação – Rua Ferreira de Araújo, 625.

9h45 CHEGADA EM ITU.
Café de recepção.

10h15 ABERTURA DO SEMINÁRIO:
MARCOS AMARO, presidente da FAMA–Fábrica de Artes Marcos Amaro
RAQUEL FAYAD, diretora da FAMA

10h30 ABERTURA DA MESA “A arte como construção de mundos”
Mediador: RICARDO RESENDE, curador responsável pela FAMA e pelo Museu Bispo do Rosário.

Palestrantes:

SOLANGE DE OLIVEIRA

Solange de Oliveira tem graduação em Artes Visuais e em Filosofia e é doutora em Psicologia Social. Atualmente, é pós-doutoranda vinculada ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Ela é responsável por cursos de extensão como 'Paradoxos do campo Outsider Art, de Jean Dubuffet à Roger Cardinal' na USP e estuda a artista outsider estadunidense Judith Scott.

ELISABETH TELSNIG

Doutora em História da Arte, trabalha com artistas-pacientes em instituição na Áustria. Tutora do artista austríaco Josef Hofer

TÂNIA RIVERA

Doutora em Psicologia e Artes Visuais, é Professora Titular do Departamento de Arte e da Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro

RAQUEL FERNANDES

Diretora geral do Museu Bispo do Rosário, o museu de acervo vivo

14h ENCERRAMENTO E MOMENTO DE VISITAÇÃO à feira de produtos regionais e orgânicos nos jardins da FAMA;

14h30 INAUGURAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES na FAMA e visita ao acervo;

16h30 RETORNO PARA SÃO PAULO


Local: FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro
Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Vila São Francisco
Itu – São Paulo – Tel.: +55 11 3064-3556

REALIZAÇÃO

APOIO

ORGANIZAÇÃO

 

Assine nossa newsletter