Page 78 - artebrasileiros-66
P. 78

GUERRA CULTURAL RELIGIÃO






























                                    O artista Thiago Martins de Melo desenvolve
                                    um trabalho político em que faz uma denúncia
                                    incansável da necropolítica e do apagamento
                                    da história das imagens pela colonização

                                    por patricia rousseaux



            A RECRIAÇÃO DE UMA


            COSMOGONIA










              Thiago Martins de Melo nasceu em 1981, em São   e os povos da África que cruzaram o Atlântico sob o
            Luís do Maranhão, onde mora e trabalha. Realiza atual- ferro e o fogo do colonizador.
            mente, em Guadalajara no México, um projeto com Rigo   O culto aos ancestrais divinizados de guerreiros
            Campuzano, um jovem curador mexicano.           indígenas, de escravizados e exilados do Santo Ofício
              A produção de Thiago se caracteriza pela visce- encontrou no Brasil terra fértil para a manutenção de
            ralidade de sua pintura e suas pesquisas na área de   seus poderes sob a via do sincretismo e dos Macaias,
            psicologia e acerca das religiões de resistência aos   a cura, a maldição, a vingança pela via da espirituali-
            colonizadores, especialmente espanhóis e portugueses.  dade alcançou a alcunha de diabólica. O culto sabático
               Publicamos a seguir dois textos referentes a obras   encontrou sua aliança com os espíritos da floresta e os
            expostas na Espanha e no estande da Lima Galeria, do   voduns ancestrais.
            Maranhão, durante a SP-Arte, em São Paulo.         A Quimbanda Brasileira, como verdadeiro culto de
                                                            mão esquerda, assumiu conceitos cabalísticos, gnós-
              “Quimbanda Brasileira dentro de tantas outras cor- ticos anti-demiúrgicos que fazem jus às suas máscaras
            rentes e cultos de resistência no Brasil tem sua gênese   deíficas de associação ao Diabo e também ao grande
            no entrechoque da violência cristã sob o signo do deus   senhor dos caminhos o orixá Exu, de quem os poderosos
            crucificado sobre o povo da terra hoje chamada Brasil   mortos tomam emprestado sua alcunha.

            78
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83