Page 78 - artebrasileiros-66
P. 78
GUERRA CULTURAL RELIGIÃO
O artista Thiago Martins de Melo desenvolve
um trabalho político em que faz uma denúncia
incansável da necropolítica e do apagamento
da história das imagens pela colonização
por patricia rousseaux
A RECRIAÇÃO DE UMA
COSMOGONIA
Thiago Martins de Melo nasceu em 1981, em São e os povos da África que cruzaram o Atlântico sob o
Luís do Maranhão, onde mora e trabalha. Realiza atual- ferro e o fogo do colonizador.
mente, em Guadalajara no México, um projeto com Rigo O culto aos ancestrais divinizados de guerreiros
Campuzano, um jovem curador mexicano. indígenas, de escravizados e exilados do Santo Ofício
A produção de Thiago se caracteriza pela visce- encontrou no Brasil terra fértil para a manutenção de
ralidade de sua pintura e suas pesquisas na área de seus poderes sob a via do sincretismo e dos Macaias,
psicologia e acerca das religiões de resistência aos a cura, a maldição, a vingança pela via da espirituali-
colonizadores, especialmente espanhóis e portugueses. dade alcançou a alcunha de diabólica. O culto sabático
Publicamos a seguir dois textos referentes a obras encontrou sua aliança com os espíritos da floresta e os
expostas na Espanha e no estande da Lima Galeria, do voduns ancestrais.
Maranhão, durante a SP-Arte, em São Paulo. A Quimbanda Brasileira, como verdadeiro culto de
mão esquerda, assumiu conceitos cabalísticos, gnós-
“Quimbanda Brasileira dentro de tantas outras cor- ticos anti-demiúrgicos que fazem jus às suas máscaras
rentes e cultos de resistência no Brasil tem sua gênese deíficas de associação ao Diabo e também ao grande
no entrechoque da violência cristã sob o signo do deus senhor dos caminhos o orixá Exu, de quem os poderosos
crucificado sobre o povo da terra hoje chamada Brasil mortos tomam emprestado sua alcunha.
78