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Minas foram os minerais, na Amazônia foi a borracha, e   pronta para a vida da mulher, para ser mãe e antes dela
            hoje em dia é sobretudo a madeira. Então, lá no Javari,  ter a primeira relação sexual, ela vai passar por um ritual
            esses missionários já entram completamente financia- em que seus cabelos são arrancados da cabeça. Ela
            dos por exploradores que vão pegar as coisas do Javari   recebe uma bebida fermentada de mandioca para anes-
            depois. Tem coca, tem madeira, tem o pescado, que   tesiar a dor. Tanto os mais velhos como os mais novos
            é super apreciado na alta culinária, porque são esses   da família vão se vestir com essa pele pintada. São os
            peixes gigantes da Amazônia, a caça, enfim, tudo o que   mascarados e eles vão dar para ela a bebida e arrancar os
            ainda continua a fascinar a dita civilização como exótico   cabelos para que ela seja assim batizada na vida adulta.
            e isso é o motor que leva esses missionários para lá.  Esse ritual foi proibido pelas igrejas, já completamente
            Os missionários são realmente crentes religiosos, daí   perseguido pela igreja católica, posteriormente pela
            a identificação com os governos de extrema direita.  Igreja da Santa Cruz e atualmente pelos evangélicos.
            Mas você tem missionários do mundo todo lá prontos   Essas igrejas vão coibir o ritual da moça nova, e através
            para entrar em aviões para jogar coisas, jogar espelhos,  do dízimo, elas manipulam a renda das pessoas porque
            jogar correntes e presentinhos para seduzir indígenas   pegam de um para dar para os outros controlando e
            que nem contactados foram. A gente não esteve com   ameaçando assim as práticas culturais originais dos
            esses indígenas, é óbvio que é nocivo esse contato, e   tikunas. Esses rituais são praticados nas cozinhas e
            nunca foi o que a gente quis. O quer a gente queria era   nos quintais, escondidos.
            uma documentação desse encontro, dessa obsessão
            dos missionários para desvelar um pouco do que tem   ***
            por trás desse dessa obsessão, que tem um interesse   A gente filmou um dos rituais dessa família com a
            comercial atrás dela.                            qual a gente esteve em contato. E aí a gente deu para
                                                             eles seis celulares que viraram devices importantes de
               ***                                           câmera nesse trabalho. Eles filmaram outros rituais de
               E aí a gente foi na cara e na coragem, sem contato   moça nova e algumas outras festas deles e depois eles
            nenhum, a não ser uma chamada telefônica com Ander- davam para a gente os arquivos. Eles ficaram com os
            son Rocha, o secretário de Cultura na cidade vizinha,  aparelhos e a gente recebeu os arquivos, já entrando
            Benjamin Constant, que era uma cidade petista, um   na sua segunda questão, da mais valia ou de como é a
            antropólogo local superinteressante que reagiu às   nossa relação com eles.
            nossas demandas. Ele colocou a gente em contato
            com alguns indígenas tikunas, completamente evange-  ***
            lizados, mas que têm um trabalho de defesa territorial,   Esse material que a gente recebeu deles entra no
            de reorganização social na região, e, também com o   filme em imagens que aparecem em preto e branco, ou
            Tikuna Santo Cruz, que criou e dirige o Museu Magüta   em fotografias, com um tratamento pictórico diferente
            em Benjamin Constant sobre a cultura tikuna. E ele nos   para diferenciar a fonte das imagens que não são ima-
            colocou em contato com famílias tikunas, com as quais   gens diretamente filmadas por nós. É como se fossem
            a gente conviveu bastante com uma delas. A gente foi   aspas num texto, e as citações dos participantes estão
            lá três vezes, cada vez um mês, e ficou com essa famí- no final do filme.
            lia tikuna. O pai é o homem que aparece ao longo do
            vídeo e que vai possibilitar um roteiro. No filme, é ele   ***
            que derruba uma árvore, é ele o pai da menina que vai   Esse foi um trabalho superdifícil de pesquisar, de
            ter o ritual da moça nova. Por isso que é ele que bota   financiar e de executar sobretudo. Entre a primeira e a
            aquela árvore abaixo e que vai batucar na árvore para   terceira vez que a gente esteve lá aconteceu a embos-
            retirar dela a pele. E essa pele ele vai secar, cortar os   cada e os assassinatos do Bruno Pereira e do Dom
            pedaços, para receber as pinturas que vão decorar o   Phillips, e isso modificou bastante a nossa recepção
            ritual e fazer a indumentária desse ritual da moça nova.  nesse lugar.  Quando a gente chegava, as pessoas
               Esse é um ritual essencial na cultura tikuna, ritual de   fechavam as portas ou diziam “vocês têm que ter
            garantia da reprodução deles, do clã. Ele é feito quando   muito cuidado porque os outros dois foram mortos”.
            a menina tem a primeira menstruação e é considerada   Eles associaram a gente, com toda razão, ao dessa

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