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Acima, a instalação O tempo espelhado, Marcos Zacariades, 2021. Na página
                                                     anterior, a instalação O silêncio das bombas, Marcos Zacariades, 2005





            vida. Eu me lembrava o tempo todo do poema de Drum-  Essa é uma questão primeira. A outra questão foi
            mond – “no meio do caminho tinha uma pedra” –, que   encontrar naquela vastidão a experiência da uvva e da
            podia ser uma pedra que exigia suor, que causava dor,  Fazenda Progresso. A atuação da Família Borré é ímpar,
            perdas, mas também podia ser aquela pedra que seria   exemplar, um paradigma. Para além do agronegócio e
            valiosa e que sua venda daria para garantir o requeijão   da cultura do vinho, ali existe arte. A vinícola ostenta
            na mesa do garimpeiro.                           uma arquitetura espetacular, com um mobiliário de
               Não digo que foi uma aventura, foi uma descoberta   designers brasileiros como Sergio Rodrigues. Há um
            de que talvez cada um de nós brasileiros pertença àquela   processo de valorização da cultura brasileira. E, quando
            história. Aquela história se desenrola dentro de cada   se trata de uma galeria de arte que se mistura às bar-
            um de nós brasileiros porque ali, dentro daquela usina   ricas, que mostra o solo da Chapada Diamantina com
            de pensamento, surgem dramas, surge poesia, surge   suas camadas, nós estamos falando de uma totalidade
            a questão do trabalho. É o que eu chamo de diagrama   de percepção do mundo, da geografia humana, da
     FOTOS: RAFAEL MARTINS  devolução à sociedade, pensa no outro, incorpora o outro   Fabiano Borré é um empresário moderno que entende
                                                             geografia cultural e dessa correlação entre culturas.
            de alteridade, de sociabilidade, uma arte que pensa na
                                                               Quando vejo essa revelação, o que posso dizer é que
            no trabalho e como sujeito econômico da obra. Acho que
                                                             que o capital financeiro também deve ser convertido em
            o que existe em Igatu e na galeria da Vinícola uvva é uma
            gema ainda não trazida à luz, em termos do olhar brasileiro.  capital simbólico. Isso eu digo por que acho que ele está ao

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