Page 44 - artebrasileiros-63
P. 44

EXPOSIÇÕES SÃO PAULO
































































            síntese do trabalho que será desenvolvido nas décadas   cinzas ao redor, ou ainda no negro intenso com que ela
            a seguir. Ao vestir, literalmente, um quadro, Helena se   se funde em Negro exterior.
            aproxima daquilo que vinham fazendo outros artistas   O desenho, o outro elemento constitutivo da cons-
            interessados em anular a distância entre corpo e obra.  trução pictórica, é também explorado com maestria por
            Além disso, brinca com essa ideia de superioridade da   Helena, que nos apresenta uma série de investigações
            pintura e se debruça sobre o gesto de pintar e de um   em que o traço se transforma em nexo real, físico. Seja
            de seus principais atributos, a cor, provocativamente   na forma de um incômodo, como em Sente-me, ou
            presente apenas no título, já que a imagem é em branco   elemento que se quer livre, como em Saída negra, um
            e preto. Nas mãos de Helena, a cor assume um aspecto   livro em branco do qual as palavras, refeitas em forma
            curioso e fundamental, já que pontua de forma magnética   de linha, parecem escapar. Mais uma vez, nota-se um
            suas construções visuais. Ela surge de forma intensa,  reiterado anseio em buscar a autonomia: do risco, do
            contracenando com a artista, seja na mancha azul que   gesto, do corpo.                               FOTOS: DIVULGAÇÃO
            é devorada, exalada ou guardada no bolso, na nódoa   Outro aspecto ecoa com intensidade na obra da
            vermelha que tinge seu pé fazendo vibrar a escala de   artista portuguesa: seu ponto de partida, como mulher

            44
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49