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EXPOSIÇÕES SÃO PAULO
síntese do trabalho que será desenvolvido nas décadas cinzas ao redor, ou ainda no negro intenso com que ela
a seguir. Ao vestir, literalmente, um quadro, Helena se se funde em Negro exterior.
aproxima daquilo que vinham fazendo outros artistas O desenho, o outro elemento constitutivo da cons-
interessados em anular a distância entre corpo e obra. trução pictórica, é também explorado com maestria por
Além disso, brinca com essa ideia de superioridade da Helena, que nos apresenta uma série de investigações
pintura e se debruça sobre o gesto de pintar e de um em que o traço se transforma em nexo real, físico. Seja
de seus principais atributos, a cor, provocativamente na forma de um incômodo, como em Sente-me, ou
presente apenas no título, já que a imagem é em branco elemento que se quer livre, como em Saída negra, um
e preto. Nas mãos de Helena, a cor assume um aspecto livro em branco do qual as palavras, refeitas em forma
curioso e fundamental, já que pontua de forma magnética de linha, parecem escapar. Mais uma vez, nota-se um
suas construções visuais. Ela surge de forma intensa, reiterado anseio em buscar a autonomia: do risco, do
contracenando com a artista, seja na mancha azul que gesto, do corpo. FOTOS: DIVULGAÇÃO
é devorada, exalada ou guardada no bolso, na nódoa Outro aspecto ecoa com intensidade na obra da
vermelha que tinge seu pé fazendo vibrar a escala de artista portuguesa: seu ponto de partida, como mulher
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