Page 96 - ARTE!Brasileiros #55
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LIVROS “PRESENTE”
arte debater o seu tempo, fazer parte
de uma esfera pública, em que os
problemas éticos são parâmetro
fundamental dos problemas esté-
ticos”, explica Miyada. Este “tempo
presente” só pode existir, destaca
ele, ao se olhar atentamente para o
passado, sem invisibilizar a memó-
ria, e tendo algum horizonte de
futuro, “ao menos a possibilidade
de construção coletiva e de conse-
quência para as ações individuais”.
Em segundo lugar, “presente” é a
interjeição enunciada por estudantes
ao responder à chamada escolar
e emitida por manifestantes em Anna Maria Maiolino, Capítulo I – da série Mapas Mentais, 1971
uma assembleia. “E isso me pare-
ce importante já como começo de
conversa, assumindo que a revista dinâmica acelerada e o ar efêmero sem reflexões que se proponham
quer expandir o diálogo para além da que lhe são usuais. Para Miyada, o definitivas.
esfera familiar ou privada. Estamos distanciamento físico entre as pes- Ao lado de Maiolino e Miyada,
aqui, pensando em voz alta sobre a soas acabou sendo compensado, de participam da primeira edição de
situação”, diz Miyada. Por fim, “pre- algum modo, pelo uso de “certos Presente - disponibilizada em pdf e
sente” se refere ao gesto de dar algo, canais tecnológicos que têm virtudes, com formatação para ser impressa
a dádiva, importante pilar de socie- mas também têm vícios e tendem a em folha A4 -, a crítica e curadora
dades do passado e do presente. enfatizar só um tipo de comunicação”. Lisette Lagnado, a professora e psi-
“É um regime de intercâmbio não E ele completa: “Voltar para a lógica canalista Tania Rivera, os artistas
baseado na moeda, nem no pressu- da correspondência, algo que leva um Dalton Paula e Paloma Durante e
posto de acumulação infinita, mas tempo para escrever, para ser lido, a artista e dançarina Pat Bergan-
baseado no dispêndio e na troca. E para ser respondido, é uma forma tin. Intercalados entre os conjuntos
acho que a Presente tem um pouco de exercitar outro modelo, que não é de correspondências, surgem nas
desse espírito.” em si melhor ou pior, mas que acaba páginas da publicação poesias de
tendo um ritmo contrastante com o Edimilson de Almeida Pereira e obras
um outro tempo dos meios que temos usado para nos visuais de Castiel Vitorino Brasileiro,
Assim como se distancia dos tex- comunicar”. Presente, desse modo, Fernanda Gomes, Pedro Moraleida.
tos acadêmicos ou jornalísticos, o dá espaço para o que Miyada chama Há ainda uma tradução inédita de
formato de cartas também propõe de “textos processuais”, abertos, que ensaio de 1986 da escritora nor- FOTO GUILHERME HORTA
um tipo de conversa que não é o das surgem como uma forma de compar- te-americana Ursula K. Le Guin. A
redes sociais e aplicativos - com a tilhar ideias e de lidar com o momento diversidade de campos de atuação
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