Page 70 - ARTE!Brasileiros #55
P. 70
HOMENAGEM GERMAN LORCA
Ao lado, À Procura
de Emprego, 1948;
abaixo, German
Lorca fotografado
por J. Henrique
Lorca, 2018
quando andava pelas ruas, utilizava a imagem publi- cor para o seu trabalho artístico. Fazer, refazer, rever,
citária para questionar suas características realistas. sempre foram seus lemas. E foi por isso que em 2016,
Brincava com a imagem. Criava uma dúvida, em uma aos 94 anos, resolveu ir até Nova York, depois do Moma
época em que ninguém falava em pós-produção, mas ter comprado parte de suas imagens juntamente com
mesmo assim ele desconcertava o olhar do especta- a de outros fotógrafos modernistas brasileiros, num
dor. Brincadeiras estéticas, jogos de olhares, alusões momento de renascimento dessa estética. Lá resol-
e citações. Criava e se divertia. Tudo isso aliado a veu retomar um ensaio realizado nos anos 1960 e 1980,
novas possibilidades técnicas e à liberdade com a mais especificamente no Central Park, já pensando na
qual costumava trabalhar. E foi assim também com pós-produção contemporânea. Sua última exposição
seus autorretratos e fotografias artísticas. aconteceu em 2018 no Itaú Cultural, em São Paulo,
Mas a cidade continuava a encantá-lo e, incansável, com curadoria do Rubens Fernandes Junior e de José
ele continuava a fotografá-la. No final dos anos 1990 Henrique Lorca, seu filho.
deixa seu estúdio sob a responsabilidade dos filhos e German Lorca morreu aos 99 anos, em 8 de maio,
retorna ao seu caminhar. Em 2002 realiza um ensaio dia em que o Moma Nova York abriu a mostra Foto-
no Ibirapuera, que ele havia fotografado em 1954 e em clubismo: Brazilian Modernist Photography and the
2009 retorna para o centro da cidade. Foto-Cine Clube Bandeirante, 1946-1964, da qual ele
Incansável, se encanta com a pós-produção, com é um dos autores. E nos deixou mais de 70 anos de
o poder de transformar suas imagens no computador, experiências fotográficas, de possibilidades criativas,
recriá-las e revisitar seu arquivo. Descobre o poder da de olhares que se renovam.
70