Page 68 - ARTE!Brasileiros #55
P. 68

HOMENAGEM GERMAN LORCA















































            Aeroporto de São Paulo, 1965



            formou-se em contabilidade, uma profissão que parecia   fotografada em sua imensidade, muito julgada em
            apertada para ele. Queria vagar, fotografar, andar por  sua aparência. Quem a define feia não a conhece.
            aquela cidade dos anos 1940 que se modernizava, que   Quem a define enigmática se sente por ela atraído
            crescia. Queria seus reflexos, suas luzes, suas narrati- e procura de alguma forma compreendê-la. Pode
            vas. E foi num desses seus passeios que realizou uma   ser via música, verso, literatura, mas sem dúvida
            primeira fotografia de impacto, em 1947: um flagrante   nenhuma a imagem lhe rende a melhor homenagem.
            de um protesto contra o aumento dos bondes em São   Muito já foi mostrada, poucas vezes foi compreendi-
            Paulo. Se encantou com seu registro.            da. Muitas vezes definida como cidade pedra, cidade
               Dois anos depois passou a fazer parte do Foto Cine   cinza, da chuva e da garoa. Cidade amada, cidade
            Clube Bandeirante, que ficou conhecido por trazer a   odiada. Mas foi em seus recantos e esquinas que
            modernidade para a fotografia brasileira. Foi no Foto   Lorca a descobre e redescobre. Uma cidade que
            Cine Clube Bandeirante que nomes como Thomaz Farkas,  ele sempre fotografou.
            Marcel Giró, Geraldo de Barros e Gaspar Gasparian   No início dos anos 1950, abre seu estúdio fotográfi-
            iniciaram o experimentalismo, a quebrar fronteiras e   co, afastando-se do Foto Cine Clube Bandeirante para
            trazer uma imagem que brincava o tempo todo com as   profissionalizar-se como fotógrafo publicitário. Dois
            vanguardas europeias, com o surrealismo, com as téc- anos depois foi o fotógrafo oficial do iv Centenário da  FOTOS: CORTESIA GALERIA UTÓPICA | CORTESIA SP-ARTE
            nicas fotográficas, além de ser um centro de discussão   Cidade de São Paulo.
            e difusão da fotografia. Foi neste ambiente que Lorca   Na publicidade, levou seu olhar aguçado, educado
            decidiu se dedicar totalmente à fotografia.     e sempre irreverente. Perceber a força dos objetos
               Nas suas primeiras imagens, a cidade de São   banais e tornar esta aparente banalidade em uma
            Paulo continuava sendo a principal busca. Tão pouco   imagem que merecia ser vista. E, assim como fazia

            68
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73