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EXPOSIÇÕES SÃO PAULO






                                                           Esculturas de Kader Attia expostas na mostra Irreparáveis Reparos















































               É muito atual uma exposição que fale sobre reparo,  problemas expostos de um mundo à beira do abismo.
            como a de Attia, a partir de sua poética em abordar os   Parte do poder da mostra, com curadoria da alemã
            legados coloniais, especialmente suas repercussões na   Carolin Köchling, está justamente em trazer as histó-
            África, e as possíveis ressignificações de objetos e ações   rias de grupos vulneráveis, sejam povos colonizados
            de violência. É o caso do vídeo Mimeses como resistência,  por outros países, sejam coletivos de mulheres trans,
            onde pássaros reproduzem os sons de motosserras, as   sejam sobreviventes da 1ª Guerra Mundial, em um ano
            máquinas de destruição da natureza, uma ironia sobre   que todo o planeta se tornou vulnerável à catástrofe.
            como vítimas assumem o discurso do poder.          E é muito comovente ouvir, no vídeo Refletindo
               Os trabalhos de Attia, além do mais, costumam   a memória (2016), sobre a necessidade de se viver o
            criar ambientes que fazem referência a uma situação   luto, a partir de depoimentos sobre a Síndrome do
            pós-apocalíptica, o que em 2020, parece muito próxima   Membro Fantasma, quando pessoas que tiveram par-
            com os alarmes cada vez mais intensos de catástrofe   tes do seu corpo amputadas seguem sentindo esses
            climática e a escalada da devastação na Amazônia.  membros. Quando o mundo já ultrapassou 1,5 milhão
            Esse cenário é uma referência explícita na instalação   de mortos por conta da Covid-19, o trabalho de Attia
            com máscaras e esculturas de madeira chamuscadas   se torna uma reflexão sobre a própria pandemia e
            e queimadas, originalmente vendidas a turistas na   mostra o terror como uma construção cotidiana na   FOTOS: ILANA BESSLER/ DIVULGAÇÃO
            África, e que fazem referência ao incêndio no Museu   história humana. Mas há também esperança, como
            Nacional no Rio de Janeiro, em 2018. A potência da   na escultura Caos + Reparo, um globo construído por
            obra do artista está em ser uma síntese de diversos   pedaços de espelhos quebrados costurados por fios de

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