Page 36 - ARTE!Brasileiros #53
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ARTIGO ARTISTAS AFRO-BRASILEIROS












































                            e Wagner Viana a serem também profunda- nas ruas, praticando a pichação e o grafite.
                            mente comprometidos com pesquisas nos   Parece ser daí que tanto o pintor quanto o
                            campos da história e da antropologia.   escultor extraem a noção do espaço que
                               Então, do que falamos quando falamos   orienta suas composições bi ou tridimen-
                            de arte afro-brasileira? Discorremos sobre   sionais de caráter abstrato e concreto. Se
                            eventos que estão aquém e além das obras   as soluções formais de Luiz 83 remetem
                            que os artistas realizam e que, no entanto,  ao concretismo, essa associação deve ser
                            estão contidos nelas. Discorremos sobre   mediada pela ideia de que há mais de uma
                            aquilo que é interno às obras e sobre aquilo   matriz do concretismo a ser consagrada,
                            que lhes é externo, do que é intrínseco e do   para além daquela que usualmente é men-
                            que é extrínseco numa abordagem cujas   cionada. E essa ideia solicita de nós um des-
                            referências serão também possivelmente   locamento que a descolonização do olhar
                            iluminadas pela sociologia. Essas referências   obriga - seria possível mencionar referências
                            estão sendo prospectadas e coligidas dentro   desse concretismo nas obras de Alman-
                            das academias e fora delas, por instituições   drade, Almir Mavignier (1925-2018), Rubem
                            de cultura formais e não formais, através da  Valentim e Emanoel Araujo. São matrizes
                            admissão da oralidade e dos conhecimen- diversas daquelas prospectadas naquele
                            tos construídos em organizações sociais as   território que conhecíamos como o “centro”,
                            mais variadas. Elas são necessárias para que   mas mesmo elas não explicariam o projeto
                            nos aproximemos com mais propriedade de   desenvolvido por artistas com Luiz 83, pois,   FOTOS: CORTESIA A GENTIL CARIOCA E ARTISTA | CORTESIA FAMA
                            produções que nos desafiam a escapar de   nas suas biografias o contato com o saber
                            um cânone exausto.                      livresco e acadêmico, não sendo desprezível,
                               O pintor, desenhista, escultor e perfor- é de menor monta.
                            mer Luiz 83, que nasceu e reside na capital   O sociólogo e jornalista Clovis Moura
                            do Estado de São Paulo, teve, como vários   (1925-2003) em seu Rebeliões da Senzala:
                            artistas negros, como No Martins, sua origem   quilombos, insurreições e guerrilhas, de 1959,

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