Page 33 - ARTE!Brasileiros #53
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Sem título (série Composição),
de Luiz 83, 2017/2018 (à esq.);
Sem título, de Luiz 83, 2014 (acima)
de arte (e de outros) onde eles são sistemati- há séculos e que foi obliterada, tornada invi-
camente subalternizados e sub-representados. sível, já que admiti-la exigiria reconhecer a
Em nosso país, o avanço civilizatório que vai humanidade dos escravizados e dos seus
significar a admissão da produção artística descendentes e também dos crimes que con-
e intelectual de grupos excluídos não pode tra eles foram e continuam sendo cometidos.
dispensar a solidariedade, a alteridade e a Se a história, a memória, a arte e a ciência
empatia dos não negros comprometidos, não dos excluídos, dos divergentes e periféricos,
apenas retoricamente, com o aprofundamento são convocadas a depor sobre o momento
da nossa democracia. de agora, isso denuncia a emergência via
Apesar do déficit democrático expresso insurgência dos atores que exigem prota-
em várias dimensões da nossa sociedade, os gonismo, mas também aponta a exaustão
grupos oprimidos recusam e resistem histo- de um modelo político e econômico que nos
ricamente ao genocídio e ao epistemicídio seus estertores ameaça a vida no planeta.
que lhes é imposto, e mesmo vivendo em As periferias, numa concepção policêntri-
territórios vulnerabilizados pela ausência do ca e multicultural do mundo, constituem-se
Estado vão viabilizando e tornando visíveis as em novos centros irradiantes de tudo que
suas produções simbólicas. Aquelas frações as instituições que avalizam a arte só muito
das academias e dos museus comprimidos lentamente percebem como potência. Mas
e sensíveis às demandas sociais do nosso essa mesma população historicamente aban-
momento procuram assimilar as realizações donada é o vetor da competência e da habi-
antes preteridas pelos preconceitos que lidade que foram capazes de legar ao país as
modulam os discursos hegemônicos. Des- festas que tornaram possível a manutenção
se modo, é possível divisar paulatinamente das subjetividades dos que as produziram.
a complexidade da realização artística de Historicamente a festa tem cumprido um
pretos e pretas de agora e antes e constatar papel central na estruturação das comuni-
que sim, há uma história de arte que remonta dades periféricas e na subjetividade dos
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