Page 33 - ARTE!Brasileiros #53
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Sem título (série Composição),
                                                                de Luiz 83, 2017/2018 (à esq.);
                                                                Sem título, de Luiz 83, 2014 (acima)










            de arte (e de outros) onde eles são sistemati- há séculos e que foi obliterada, tornada invi-
            camente subalternizados e sub-representados.  sível, já que admiti-la exigiria reconhecer a
            Em nosso país, o avanço civilizatório que vai   humanidade dos escravizados e dos seus
            significar a admissão da produção artística   descendentes e também dos crimes que con-
            e intelectual de grupos excluídos não pode   tra eles foram e continuam sendo cometidos.
            dispensar a solidariedade, a alteridade e a   Se a história, a memória, a arte e a ciência
            empatia dos não negros comprometidos, não   dos excluídos, dos divergentes e periféricos,
            apenas retoricamente, com o aprofundamento   são convocadas a depor sobre o momento
            da nossa democracia.                     de agora, isso denuncia a emergência via
               Apesar do déficit democrático expresso   insurgência dos atores que exigem prota-
            em várias dimensões da nossa sociedade, os   gonismo, mas também aponta a exaustão
            grupos oprimidos recusam e resistem histo- de um modelo político e econômico que nos
            ricamente ao genocídio e ao epistemicídio   seus estertores ameaça a vida no planeta.
            que lhes é imposto, e mesmo vivendo em     As periferias, numa concepção policêntri-
            territórios vulnerabilizados pela ausência do   ca e multicultural do mundo, constituem-se
            Estado vão viabilizando e tornando visíveis as   em novos centros irradiantes de tudo que
            suas produções simbólicas. Aquelas frações   as instituições que avalizam a arte só muito
            das academias e dos museus comprimidos   lentamente percebem como potência. Mas
            e sensíveis às demandas sociais do nosso   essa mesma população historicamente aban-
            momento procuram assimilar as realizações   donada é o vetor da competência e da habi-
            antes preteridas pelos preconceitos que   lidade que foram capazes de legar ao país as
            modulam os discursos hegemônicos. Des- festas que tornaram possível a manutenção
            se modo, é possível divisar paulatinamente   das subjetividades dos que as produziram.
            a complexidade da realização artística de   Historicamente a festa tem cumprido um
            pretos e pretas de agora e antes e constatar  papel central na estruturação das comuni-
            que sim, há uma história de arte que remonta   dades periféricas e na subjetividade dos

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