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Wind, de Joan Jonas, 1968, no Pavilhão da Bienal






            plantas cresçam ao longo do ano oferece ao público a   Já a obra de Deana Lawson apresentada em Vento
            oportunidade de acompanhar os diferentes momentos   fará o percurso oposto, seguindo esse esquema de
            da transformação da instalação e confere longevidade   reincidências. Apresentada pela primeira vez agora, ela
            ao trabalho.                                     retornará para a mostra da artista no evento principal da
               O trabalho de Garrido-Lecca é feito com sementes   bienal, programado para 2021. Neste trabalho em vídeo,
            de feijão que eram utilizadas pela civilização pré-incaica   a artista evidencia âmbitos distintos da cultura negra
            moche em seu sistema de comunicação escrita (algo   ao intercalar e sobrepor imagens de rituais religiosos
            registrado nas cerâmicas deste povo). Essa mesma   no continente africano e registros de grandes eventos
            civilização desenvolveu entre os anos 100 e 850 um   esportivos e musicais nos Estados Unidos. Como em
            avançado sistema de irrigação ao qual a obra também   suas fotografias, a observação da artista não é simplista,
            se relaciona. O desenvolvimento ininterrupto da obra   tendo ao mesmo tempo o olhar de um insider e de um
            enfatiza o esforço curatorial da bienal de ser concebida   voyeur. Da mesma forma, ela também caminha entre
            como um processo: “A luz de novembro não é a mesma   o registro documental e uma perspectiva mística ou
            de fevereiro; agora cantos tikmũ’ũn ressoam ao redor  onírica, na qual o tempo pode até mesmo retroceder.
            das plantas, que cresceram, murcharam e voltaram a   De modo geral, os trabalhos dentro da curadoria de
            crescer”, afirma a organização.                  Vento reforçam uma resistência não opcional refletida
               A repetição e a recombinação não são por acaso.  no título da 34ª Bienal: Faz escuro mas eu canto. Além
            Ambas foram incorporadas desde os primeiros estágios   da pandemia, para os brasileiros 2020 contou com
            do evento como uma estratégia conceitual para demons- incêndios criminosos no Pantanal, um apagão de 22 dias
            trar que o  significado de uma obra se transforma, se   no Amapá e os desastres políticos intensificados pela
            multiplica, conforme são alterados os contextos sensíveis   caminhada das guerras culturais. Perto desse escuro,
            e sociais. Isso fica latente tendo em vista a revisitação à   as adaptações da bienal não parecem trágicas. Como
            série Dilatáveis, de Regina Silveira, produzida durante a   diria Joan Didion, “em um mundo perfeito, podemos
            ditadura civil-militar brasileira, e a gravação de Palabras   ter escolhas perfeitas; no mundo real, temos escolhas
            Ajenas, de León Ferrari, que se comunica, agora, com a   reais, e as tomamos, e medimos as perdas contra o que
            manipulação na era da internet das coisas.       poderiam ter sido os ganhos”.

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