Page 74 - ARTE!Brasileiros #50
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          NAS BORDAS VILA ITORORÓ
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                  Como rotular a vila itororó?
                  Como Casa de Cultura? Teatro?
                  Museu? Sabemos das limitações
                  das políticas públicas que precisam
                  encaixar em rubricas burocráticas
                  uma realidade singular que foge à
                  regra geral. Porém, entre uma ges-
                  tão e uma outra, houve um contínuo
                  esforço da Secretária Municipal da
                  Cultura (SMC) para adequar os dois
                  lados da equação.
                    É impossível olhar para a
                  complexa história da Vila Itotoró
                  sem levar em consideração que o
                  local sempre foi um lugar de mora-
                  dia (popular e burguês) e de lazer
                  (tendo uma das primeiras piscinas
                  da cidade). É lamentável que o reco-
                  nhecimento da importância da Vila
                  como patrimônio passou pela reti-
                  rada do que faz dela ser justamente
                  um patrimônio – os seus moradores.
                  É como se o desejo (de preservar)
                  matasse o seu objeto (a Vila). Não
                  por acaso, a Vila atravessou os tem- uma cidade repleta de canteiros   da história da cidade”, para elabo-
                  pos justamente por ter ficado um   abandonados, de políticas públicas   rar novas perguntas: o que pode
                  tanto à margem da especulação   descontinuadas e de promessas não   ser agora? Como sua história e as
                  imobiliária – o relativo abandono   cumpridas… E quando São Paulo   necessidades atuais da cidade infor-
                  foi seu maior fator de preservação.  vai ficar pronta? O poder público  mam seu potencial? Como ativá-lo?
                  Hoje, estando sob os holofotes, é   se sente na obrigação de propor  O que é público? O que é cultura?
                  preciso ter cuidado para não des- respostas como se um plano irrea- – e assim inventar o que o arquiteto
                  truí-la de vez.                 lizável reconfortasse mais do que  Yona Friedman chama de “utopias
                                                  uma mirada realista sobre as nossas   realizáveis”, um exercício radical de
                  o Futuro não existe             capacidades de agir no presente.  imaginação, porém, dentro de uma
                  Quando vai ficar pronto? O que vai                              possiblidade de atuação que visa
                  ser? São as primeiras perguntas  a espessura Do presente        dar espessura ao presente.
                  que os visitantes fizeram ao aden- Tentar responder a uma pergunta
                  trar o canteiro de restauro da cen- errada é a garantia de que nunca  o Centro Cultural
                  tenária Vila Itororó quando abriu  encontraremos a resposta certa. Por  temporário
                  seus portões ao público em 2015,  isso, o projeto Vila Itororó Canteiro  O galpão anexo à Vila virou um   ARQUIVO MILU LEITE | CAMILA PICOLO
                  já esvaziada dos seus moradores.  Aberto evitou respostas superfi- experimento, em escala real, do
                  É curioso como a crença no futuro   ciais como “residência artística”,  que poderia ser a Vila uma vez reno-
                  persiste apesar de vivermos em  “centro cultural público”, “museu  vada… ou melhor, habitada. Muitas


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