Page 50 - ARTE!Brasileiros #50
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Mariana Palma,
Sem Título, 2012,
e Mariana Palma,
Sem título, 2017.
Nas pinturas de Mariana Palma, os
campos são trabalhados com requinte
e se sobrepõem, se interpenetram,
criando múltiplos planos de sedução.
Como escreve Paulo Reis, sua obra
é uma “pintura de ourivesaria”.
da arte, combinando alusões que jorram sobre duas bacias repletas de suas composições do caráter sin-
vão dos primorosos planejamentos um azeite escuro e apenas iniciam um tético e um tanto enigmático de
renascentistas, à pintura setecentis- mergulho que promete ser profundo, suas composições. Também evita
ta holandesa – com seu amor pelos e uma enorme tela na qual brotações propositalmente a inclusão da figura
detalhes – e um evidente inebria- da mesma natureza são representa- humana em seus trabalhos. Suas
mento, que a aproxima tanto dos das em tons extremamente sutis que narrativas prescindem dela, parece
barrocos como dos românticos. vão do cinza claro ao quase negro, que a tornariam menos densa. Os
Há na exposição alguns inte- algo surpreendente para alguém que objetos, muitas vezes vistos numa
ressantes encontros entre as obras, costuma de entregar com vontade à proximidade asfixiante, falam por si EDOUARD FRAIPONT | COLEÇÃO PARTICULAR
como aquele que se dá entre a úni- uma profusão de cores. só de nossos desejos. Táteis, visuais,
ca peça escultórica, na qual galhos Curiosamente Mariana evita o afetivos. E parecem comprovar que,
de palmeira (em uma inquestionável uso de títulos. Como se qualquer na ausência, o humano talvez se faça
referência ao sobrenome da artista) sugestão narrativa fosse desviar mais presente.
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