Page 20 - ARTE!Brasileiros #48
P. 20

ANÁLISE TENDÊNCIA



             atitudes, que não haver a entrevista torna-se irrelevante.  seus moradores de uma maneira muito diferente de como
             Outros jornalistas que participam dessa vertente possuem   costumam circulam as imagens dessas pessoas, em geral
             práticas até mais radicais, como Hunter Thompson que   vitimadas após alguma catástrofe. Ela construiu uma série de
             fazia um trabalho de imersão, ele mesmo se misturando aos   imagens onde esses moradores estão em momentos de lazer,
             personagens sobre os quais iria escrever, sem para isso se   com atitudes empoderadas, às vezes até semelhantes a como
             identificar como jornalista. Foi dessa forma que ele retratou   revistas sensacionalistas retratam celebridades.
             o grupo norte-americano de motociclistas baderneiros,   Se por um lado a artista dá visão a um grupo marginalizado
             Hell´s Angels, a convite da revista The Nation, que resultou   pela mídia, ela constrói essas imagens não só de maneira
             no livro Hell´s Angels – Medo e Delírio sobre duas rodas.   respeitosa, mas permitindo que eles posem com uma
             Durante mais de um ano, ele conviveu com os motoqueiros   dignidade que em geral não lhes é concedida. Para construir
             radicais clandestinamente, podendo assim realizar um   essas imagens, até mesmo com recursos da publicidade e
             texto muito realista sobre suas atividades fora da lei. O   da moda ela se apropria, desconstruindo, assim, a típica
             próprio Thompson denominou esse estilo como “jornalismo   imagem do favelado. Vinda a público em 2005, a série
             gonzo”, uma forma irônica de apontar uma contradição na   rapidamente conquistou o sistema da arte e tem sido exibida
             própria condição de jornalista que é se caracterizar como   em muitas exposições, sendo possivelmente uma das
             um personagem, sem assumir publicamente, ficando aí em   melhores representações da ascensão social ocorrida nos
             uma zona bastante questionável eticamente. Na Alemanha,   governos do PT.
             o jornalista Hans-Günter Wallraff tem um procedimento   Desde então, ela vem trabalhando com o alemão Benjamim
             semelhante, tendo se passado por funcionário da cadeia   de Burca, realizando especialmente vídeos, nos quais
             de fast-food McDonalds, como um turco trabalhando   segue buscando dar visibilidade a grupos marginais, como
             em condições de subemprego e como repórter do jornal   os evangélicos em Crentes e Pregadores, de 2014. Nesse
             sensacionalista Bild-Zeitung. Em todos esses casos ele   vídeo eles retratam os cantores das igrejas evangélicas,
             publicou livros, sendo o mais famoso Cabeça de Turco, sobre   inserindo-os em um contexto pop, algo próximo a Terremoto
             as condições de trabalho para os imigrantes na Alemanha.  santo, documentário musical com jovens da Zona da Mata
             Tanto Thompson quanto Wallraf buscam estender os   pernambucana que sonham em gravar um videoclipe gospel,
             limites do jornalismo a partir da inspiração na literatura,   exibido na mostra Corpo a Corpo, que abriu o Instituto Moreia
             usando procedimentos da ficção. No Brasil, Otávio Frias   Salles em São Paulo.
             Filho (1957 – 2018) inspirou-se nesse modelo para produzir   O universo da música foi também abordado em Estas Vendo
             reportagens imersivas em casas de swing, no Teatro   Coisas, sobre a cena brega do Recife, exibido na 32ª Bienal
             Oficina e outras experiências, o que resultou no livro   de São Paulo, em 2016, Incerteza Viva. Nele, Wagner e Burca
             “Queda livre, ensaios de risco”.                   desenvolvem uma colaboração efetiva com os músicos
                                                                retratados no trabalho, pois o roteiro foi escrito de forma
             E O LUGAR DE FALA?                                 conjunta com os participantes do Brega e da indústria de
             Essas experiências imersivas no jornalismo, mesmo   videoclipe que o circunda. A colaboração entre os artistas e
             que exercidas com muitos limites, representam de fato   seus retratados se tornou uma prática comum nos trabalhos
             uma percepção sobre a necessidade empatia, isto é, de   mais recentes, incluindo Swinguerra, sendo que não só os
             conseguir se colocar no lugar do outro para poder ter uma   artistas, mas Eduarda Lemos, uma das figuras centrais do
             visão mais ampla. Da empatia para a colaboração efetiva    trabalho, também estavam na abertura da mostra italiana.
             é uma passagem que pode ser vista no trabalho      É em gestos dessa natureza que fica claro como a autoria
             Swinguerra, de Barbara Wagner e Benjamin de Burca,    compartilhada torna-se de fato efetiva.
             que segue em cartaz em Veneza, e deve ser visto    Falar sobre outro, assim, não é uma atitude voyeurística ou
             no pavilhão da Bienal de São Paulo.                ilustrativa. É comprometimento, algo que teve seus passos
             Por sua formação em jornalismo, Wagner tem boa parte   iniciais nas primeiras obras de Sophie Calle e Vito Acconci,
             de sua obra sendo fruto de um diálogo entre práticas   apesar de eles seguirem o outro, mas sem envolvimento. Em
             documentais e arte. Nascida em Brasília, a artista se   Bárbara Wagner e Benjamim de Burca representar o outro
             formou em Jornalismo pela Universidade Federal de   significa uma parceria efetiva de trocas para a construção
             Pernambuco, em 2003. Nos dois anos seguintes, frequentou   do trabalho, e para que ele seja um lugar de fala por quem
             Brasília Teimosa, a maior favela do Recife, retratando   realmente deve falar.


            20




         BOOK_ARTE_48_AGOSTO2019.indb   20                                                                       30/08/19   19:33
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25