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ANÁLISE TENDÊNCIA
RETRATAR APENAS JÁ NÃO BASTA
PORQUE SWINGUERRA, DE BARBARA WAGNER E BENJAMIM DE BURCA, É OBRA QUE DIALOGA COM O CONCEITO “LUGAR DE FALA”
POR FABIO CYPRIANO
HÁ UM DEBATE NECESSÁRIO, atualmente, sobre a relação em um espaço privado, onde a presença do artista não
entre o artista, as representações contidas em suas obras e fosse permitida. Se a pessoa entrasse em um cinema, por
o um conceito que vem se constituindo como “lugar de fala”, exemplo, Acconci também entraria pagando a entrada.
tendo Djamila Ribeiro como uma de suas protagonistas. Essas perseguições podiam durar minutos ou mesmo horas,
A questão é pensar o que é correto eticamente, agora em dependia apenas do percurso do outro.
2019, que fique claro, se uma artista ou um artista branco Para Acconci, que tinha formação em literatura e era um
pode retratar, por exemplo, questões indígenas, quando crítico do sistema de arte baseado no mercado, esse tipo de
há muitos artistas indígenas que podem falar sobre sua ação significava a própria perda da primazia do artista sobre
realidade com muito mais propriedade? a obra, já que ele declarava “eu quase não sou mais ‘eu’”.
Incontornável pensar em Claudia Andujar e toda sua O que ele apresentava como trabalho final, no caso, era
militância com os Yanomami, que muito além de abordar um um mapa da cidade no qual ele marcava as ruas por onde
massacre em curso desde os anos 1970, tornou o combate a passava, fotos das pessoas que ele seguiu realizadas sem
ele sua missão central. Sua radicalidade vai a ponto de seu que elas percebessem, observações e marcações do tempo
trabalho fotográfico ser na verdade uma extensão dessa em cada caminhada.
dedicação e parte significativa de toda venda de sua obra Percebe-se aí de maneira muito clara como esse empenho
sobre essa temática ser repassada aos indígenas. Antes em sair do espaço protegido do ateliê representa mesmo
do termo ser constituído, Andujar de fato já buscava se essa vontade em abandonar o controle total sobre o
aproximar do lugar de fala indígena de maneira radical. trabalho e uma necessidade de observar o outro a partir do
A representação do real, na arte contemporânea, é uma uso de instrumentos que são típicos, inclusive, da prática
chave essencial para sua própria compreensão e teve jornalística, no caso de Acconci, a câmera fotográfica,
início quando artistas passam a usar câmeras fotográficas especialmente porque suas imagens seguem o estilo
e câmeras de vídeo, já nos anos 1960 e 1970, que se documental: não há encenação, o personagem sequer
incorporam ao seu repertório de instrumentos de trabalho. sabe que está sendo fotografado, compondo, portanto, um
Vimos aí, aliás, um movimento importante: a saída do retrato “real” dessa pessoa.
espaço protegido de criação como o ateliê para a procura Sophie Calle fez algo muito semelhante em Paris, dez anos
do contato com o outro, com as coisas do mundo, ao mesmo depois, em 1979, mas de maneira ainda mais radical, quando
tempo que denota uma atenção para a necessidade de estar passa a perseguir pessoas nas ruas da capital francesa
disposto a se contaminar por essas coisas do mundo, pelo até ficar obstinada por uma delas, que ela passa a chamar
aleatório e pela surpresa. Esse foi um momento importante Henri B., e que chega a conhecer em uma festa. Lá Calle
da renovação da linguagem artística, portanto da descobre que ele vai viajar para Veneza e ela decide segui-lo
experimentação. Inegável perceber como ela é impulsionada secretamente, registrando, por duas semanas, tudo que
pelo uso de novas tecnologias. Dois artistas usaram esse ele faz na cidade italiana. O resultado é a série de fotos e
procedimento de forma exemplar: o norte-americano Vito textos Suite Vénitienne (suíte veneziana), na qual ela atua
Acconci e a francesa Sophie Calle. como espiã e analista, ao fazer uma série de ilações sobre
Em 1969, em Follow Piece, Acconci selecionava, de maneira o personagem nos relatos escritos. Ao mesmo tempo, essa
aleatória, pessoas na rua e as seguia, sem que elas perseguição obcecada, em uma cidade romântica como é
soubessem. A perseguição ocorria até que elas entrassem Veneza, levanta a questão da afeição pelo objeto.
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