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BIENAIS BIENALSUR ENTREVISTA






             NOVAS PLATAFORMAS DE COLABORAÇÃO


             DA ARTE CONTEMPORÂNEA BUSCAM



             REVISAR BIENAIS




             DIANA WECHSLER, PESQUISADORA ARGENTINA DO CONICET (CONSEJO NACIONAL DE INVESTIGACIONES
             CIENTÍFICAS Y TÉCNICAS) E DIRETORA DA ÁREA DE ARTE E CULTURA DA UNIVERSIDAD
             NACIONAL DE TRES DE FEBRERO (UNTREF), ACOMPANHA A BIENALSUR DESDE
             SUA IDEALIZAÇÃO E COMENTA OS RESULTADOS DESSE DESAFIO



             POR PATRICIA ROUSSEAUX





             ARTE!Brasileiros —  Agora que BIENALSUR já está comple-  e ensaiar outras, mantendo o nome de bienal, por
             tando sua segunda edição, explique melhor como começou   entender que é uma forma de fácil identificação.
             este projeto?
             DIANA WECHSLER – BIENALSUR surgiu em 2015, a   Qual, a rigor, é o diferencial desta plataforma com relação
             partir de uma série de diálogos dentro de uma   as outras Bienais?
             universidade pública, a UNTREF (Universidade   BIENALSUR não se centra numa cidade. Escolhe
             Nacional Tres de Febrero) em Buenos Aires, Argen-  trabalhar simultaneamente e em sintonia com
             tina. Foi um diálogo entre disciplinas diferentes, a   várias cidades em diferentes países e continentes.
             sociologia das relações internacionais e o estudo   De certa forma, essa dispersão busca construir
             da sociologia da cultura e a História da Arte. Diá-  uma nova cartografia, um território global que
             logos que nasceram desde o começo entre Aníbal   supere fronteiras sem deixar de lado as identida-
             Jozami, reitor da UNTREF, e eu.             des de cada um. Buscando incluir a diversidade
             Desde o começo tivemos um olhar crítico com   e as diferentes vozes.
             relação à forma em que se produz a troca [sócio-  Outro diferencial é o fato de não trabalharmos
             -econômica-cultural] entre aqueles países que   com um único curador, e sim com um conselho
             costumam definir-se como “centros” e aqueles   de colaboradores internacionais, uma forma de
             outros que, dentro do esquema instituído de par-  desativar um certo autoritarismo ou um tema pré-
             tilha do mundo, se reconhecem como “periferias”.   -determinado. Fazemos um open-call, recebemos
             Focar no terreno da arte e da cultura oferece uma
             plataforma privilegiada para observar a forma em
             que se produzem essas trocas e, além disso, com   ACIMA, CHRISTIAN BOLTANSKI, SOY DE… / I’AM FROM…,
             certeza um terreno fértil para pensar e sugerir   2019. INSTALAÇÃO MADEIRAS, CASACOS, LUZES E CAIXA DE
             revisões. Assim, após estudar circuitos pré-esta-  SOM QUE REPRODUZ HISTÓRIAS DE IMIGRANTES. ABAIXO À
             belecidos pelas bienais internacionais desde fins   ESQUERDA, HINE LEWIS, SÉRIE DE DIAPOSITIVAS DE VIDRIO,
                                                             1904–1930. PROJEÇÃO DE DIAPOSITIVAS ESCANEADAS.
             do século XX, a forma de estabelecer a curadoria,   AMBAS OBRAS NO MUNTREF. ABAIXO À DIR., NA AVENIDA   FOTOS PATRICIA ROUSSEAUX
             determinar temas, “marcas da identidade do for-  LIBERTADOR NA PRAÇA DANTE, OBRA DE BETSABEÉ
             mato bienal”, pensamos em tentar desconstruí-las   ROMERO, SIN PEDESTAL Y SIN MEDALLAS


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         BOOK_ARTE_48_AGOSTO2019.indb   14                                                                       30/08/19   19:32
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