Page 14 - ARTE!Brasileiros #48
P. 14
BIENAIS BIENALSUR ENTREVISTA
NOVAS PLATAFORMAS DE COLABORAÇÃO
DA ARTE CONTEMPORÂNEA BUSCAM
REVISAR BIENAIS
DIANA WECHSLER, PESQUISADORA ARGENTINA DO CONICET (CONSEJO NACIONAL DE INVESTIGACIONES
CIENTÍFICAS Y TÉCNICAS) E DIRETORA DA ÁREA DE ARTE E CULTURA DA UNIVERSIDAD
NACIONAL DE TRES DE FEBRERO (UNTREF), ACOMPANHA A BIENALSUR DESDE
SUA IDEALIZAÇÃO E COMENTA OS RESULTADOS DESSE DESAFIO
POR PATRICIA ROUSSEAUX
ARTE!Brasileiros — Agora que BIENALSUR já está comple- e ensaiar outras, mantendo o nome de bienal, por
tando sua segunda edição, explique melhor como começou entender que é uma forma de fácil identificação.
este projeto?
DIANA WECHSLER – BIENALSUR surgiu em 2015, a Qual, a rigor, é o diferencial desta plataforma com relação
partir de uma série de diálogos dentro de uma as outras Bienais?
universidade pública, a UNTREF (Universidade BIENALSUR não se centra numa cidade. Escolhe
Nacional Tres de Febrero) em Buenos Aires, Argen- trabalhar simultaneamente e em sintonia com
tina. Foi um diálogo entre disciplinas diferentes, a várias cidades em diferentes países e continentes.
sociologia das relações internacionais e o estudo De certa forma, essa dispersão busca construir
da sociologia da cultura e a História da Arte. Diá- uma nova cartografia, um território global que
logos que nasceram desde o começo entre Aníbal supere fronteiras sem deixar de lado as identida-
Jozami, reitor da UNTREF, e eu. des de cada um. Buscando incluir a diversidade
Desde o começo tivemos um olhar crítico com e as diferentes vozes.
relação à forma em que se produz a troca [sócio- Outro diferencial é o fato de não trabalharmos
-econômica-cultural] entre aqueles países que com um único curador, e sim com um conselho
costumam definir-se como “centros” e aqueles de colaboradores internacionais, uma forma de
outros que, dentro do esquema instituído de par- desativar um certo autoritarismo ou um tema pré-
tilha do mundo, se reconhecem como “periferias”. -determinado. Fazemos um open-call, recebemos
Focar no terreno da arte e da cultura oferece uma
plataforma privilegiada para observar a forma em
que se produzem essas trocas e, além disso, com ACIMA, CHRISTIAN BOLTANSKI, SOY DE… / I’AM FROM…,
certeza um terreno fértil para pensar e sugerir 2019. INSTALAÇÃO MADEIRAS, CASACOS, LUZES E CAIXA DE
revisões. Assim, após estudar circuitos pré-esta- SOM QUE REPRODUZ HISTÓRIAS DE IMIGRANTES. ABAIXO À
belecidos pelas bienais internacionais desde fins ESQUERDA, HINE LEWIS, SÉRIE DE DIAPOSITIVAS DE VIDRIO,
1904–1930. PROJEÇÃO DE DIAPOSITIVAS ESCANEADAS.
do século XX, a forma de estabelecer a curadoria, AMBAS OBRAS NO MUNTREF. ABAIXO À DIR., NA AVENIDA FOTOS PATRICIA ROUSSEAUX
determinar temas, “marcas da identidade do for- LIBERTADOR NA PRAÇA DANTE, OBRA DE BETSABEÉ
mato bienal”, pensamos em tentar desconstruí-las ROMERO, SIN PEDESTAL Y SIN MEDALLAS
14
BOOK_ARTE_48_AGOSTO2019.indb 14 30/08/19 19:32