Page 49 - ARTE!Brasileiros #46
P. 49

homenagem na Bienal de São Paulo de 1981, onde
                                                                         teve um espaço apenas para expor peças produzidas
                                                                         nesse fluxo, convidando artistas de todo o mundo. A
                                                                         curadoria geral daquela edição foi do crítico Walter
                                                                         Zanini, que há alguns anos já se dedicava a destacar
                                                                         a arte correio em suas falas e em seus escritos. Em
                                                                         texto de 1977 para o jornal O Estado de São Paulo,
                                                                         ele comentou não se podia “negar que essa atividade
                                                                         desencadeia situações comunicacionais e estruturais
                                                                         novas para a linguagem artística”.
                                                                         Envolvido com pesquisas sobre grupos marginais,
                                                                         como o Poema-Processo e o Nervo Óptico, que tive-
                                                                         ram exposição na Galeria Superfície nos últimos anos,
                                                                         o diretor da galeria, Gustavo Nóbrega, dedicou-se
                                                                         também a pesquisar a arte correio, criando um inte-
                                                                         resse por incentivar sua circulação no mercado: “A
                                                                         ideia é criar um olhar de colecionismo para isso,
                           NA PÁGINA AO LADO: CARTÃO POSTAL COM INTERVENÇÃO DE
                           ARISTIDES KLAFKE (ACIMA); ABAIXO, PAULO BRUSCKY, DISQUETE,   além de divulgar e mostrar essa produção que foi
                           1995.  NESTA PÁGINA, DE CIMA PARA BAIXO, ENVELOPE ENDEREÇADO   importantíssima”.
                           À MOSTRA INTERNACIONAL DE POESIA VISUAL, POR EDGAR   Durante as últimas férias de final de ano, Nóbrega
                           ANTONIO VIGO, E INTERVENÇÃO SEM TÍTULO DE PAT LARTER, 1980  fez uma viagem para o Nordeste para visitar ateliês
                                                                         de artistas que participaram daquelas atividades,
                                                                         ele aponta a região como berço da vanguarda do
                                                                         movimento. Em São Paulo, encontrou muito pouco
                                                                         material, “um, dois ou três envelopinhos”, lá ele
                                                                         encontrou obras aos montes, “arquivos gigantes-
                                                                         cos”. A arte correio, que teve ainda maior adesão
                                                                         de artistas no Brasil por volta dos anos 70, não foi
                                                                         assimilada como algo comercial: “Era uma coisa até
                                                                         anti-mercado”, ele conta. As obras eram trocadas
                                                                         entre os próprios artistas, instituições e galerias não
                                                                         integraram isso substancialmente a seus acervos. Até
                                                                         porque, segundo Gustavo, os próprios artistas não
                                                                         tinham a intenção de vender esses trabalhos.
                                                                         A Superfície representa Falves Silva, um dos nomes
                                                                         que mais produziu na arte correio. Foi no ateliê de
                                                                         Falves que Gustavo encontrou grande parte de obras
                                                                         que trouxe consigo para São Paulo. A priori, tinha
                                                                         intenção de fazer uma exposição apenas com tra-
                                                                         balhos do movimento, mas achou que seria muita
                                                                         informação. Algumas das obras que passaram pela
                                                                         pesquisa de Nóbrega estarão na próxima exposição
                                                                         da galeria, um panorama da da arte conceitual dos
                                                                         anos 70, que terá abertura junto a SP-Arte. A mostra
                                                                         terá arte postal de Avelino de Araújo, Paulo Bruscky,
                                                                         Edgar Antonio Vigo, Falves Silva e da australiana Pat
                                                                         Larter, dentre outros. Materiais do coletivo Karimbada
                                                                         além de obras da exposição Olho Mágico (1978) tam-
                                                                         bém estarão inclusos.


                                                                                                                     49




         ARTE_46_Marco2019.indb   49                                                                             25/03/19   14:34
   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54