Page 96 - ARTE!Brasileiros #45
P. 96
CRÍTICA EXPOSIÇÃO
HISTÓRIAS AFRO-ATLÂNTICAS
TRAZ DEBATE NECESSÁRIO DE
FORMA CONVENCIONAL
POR FABIO CYPRIANO
OBRA DA FRENTE 3 DE FEVEREIRO FOI EXIBIDA NAS FACHADAS
AO “EXPOR A ARTE DO MUNDO COLONIZADO ou pós-colonial, Afinal, nos círculos de poder de ambas as instituições, onde estão
mostrando a obra dos marginalizados ou das minorias, desen- os negros?. Entre os cinco curadores _Pedrosa, Ayrson Heráclito,
terrando ‘passados’ esquecidos ou abandonados – tais projetos Hélio Menezes, Lilia Moritz Schwarcz e Tomás Toledo_ eles são
curatoriais acabam apoiando a centralidade do museu ocidental”, minoria, mas ao menos estão presentes. Contudo, no conselho,
afirma o indiano Homi Bhabha, em citação usada por Adriano na direção do museu, na curadoria permanente, a questão se
Pedrosa no catálogo de “Histórias Afro-Atlânticas”, em cartaz torna pertinente mas inconclusa.
no Instituto Tomie Ohtake (Ito) e no Museu de Arte de São Paulo Não há dúvida que a pesquisa é extensa e a mostra abarca uma
(Masp) até 21 de outubro. compilação abrangente de obras, desde as imensas pinturas de
A questão é essencial quando museus por todo mundo buscam Albert Eckout (1610 – 1665) retratando um casal de escravos, em
ampliar seus públicos dialogando com comunidades até então 1641, uma das primeiras imagens produzidas na América, até
distantes e sem presença no cotidiano dessas instituições. Con- trabalhos comissionados para a mostra. Contudo, o procedimento
tudo, como é possível se aproximar desses públicos usando uma que vem sendo adotado nas exposições do Masp, em agrupar
linguagem museológica que pertence a uma tradição que lhes foi trabalhos por temáticas, em módulos como Ritos e Ritmos, onde
negligenciada e, por que não dizer, mesmo negada? É possível há uma exaustão de pinturas retratando festas e cerimônias afro,
uma virada efetiva nas políticas de inclusão dos museus sem de simplifica por demais as obras, além de as transformarem em
fato rever suas próprias práticas? ilustrações de um conceito.
“Histórias Afro-Atlânticas”, organizada por cinco curadores, é Dos oito módulos da exposição, o mais vibrante, tanto por seu
superlativa nos números – mais de 400 obras, oito módulos, ocu- conteúdo temático, como pela forma expositiva, é Resistências e
pando quase por inteiro duas instituições – mas pouco arrojada Ativismos, com curadoria de Menezes e Schwarcz. Nele, a tônica
quando se trata de pensar em como se tratar de um tema mais está em representações que apontam para o empoderamento
que necessário sem recorrer aos mesmos dispositivos expositivos negro, tanto através das religiões afro, em imagens de Pierre Ver-
convencionais de sempre. ger, quanto dos Panteras Negras, em foto atribuída a Blair Stapp.
O Masp de Adriano Pedrosa tem se caracterizado por render uma Entre os destaques ainda está a pintura “Mãe Preta ou A fúria de
série de homenagens a Lina Bo Bardi (1914 – 1992), a figura mais Iansã”, de Sidney Amaral, morto precocemente no ano passado.
inovadora quando se trata de repensar o museu, mas incapaz de Não há aqui um agrupamento meramente formal, como ocorre
propor novos modelos no século 21. nos módulos do Masp, mas uma reunião de intensos diálogos.
A necessidade e urgência do tema de “Histórias Afro-Atlânticas” “Histórias Afro-Atlânticas” é uma espécie de continuação de
é inegável, especialmente em um país com maioria negra, com “Histórias Mestiças”, realizada no próprio Ito, há quatro anos,
essa população sub-representada em todos os níveis de poder, organizado então por Pedrosa e Schwarcz, na época curadores
especialmente o das artes. independentes. Agora, ambos participando de uma instituição do
Por isso, a famosa faixa “Onde estão os negros ?”, do coletivo porte do Masp, era de se esperar que a mostra não ficasse apenas
Frente 3 de Fevereiro, que na abertura da mostra foi exposta no Ito, em uma revisão da história da arte, mas em novas atitudes dentro
e em julho, no Masp, se torna uma pergunta mais que eloquente. do museu. Essa questão não parece respondida com a mostra.
96
ARTEBrasileiros_44.indb 96 30/08/18 07:26