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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO






             A FORÇA DA DELICADEZA





             EMBORA DISCRETA, A OBRA DE MARCO MAGGI SOBREPÕE A ESCALA DO ESPAÇO NO MUBE


             POR MARIA HIRSZMAN





             QUASE INVISÍVEIS de tão delicadas, as intervenções de   de plantas urbanas vistas do alto. Diante de “Assunto
             Marco Maggi no Museu Brasileiro de Escultura têm uma   pendente”, obra composta por dois rolos em cascata,
             força visual e uma potência poética impressionantes.   com mais de mil etiquetas amarelas, que servem de
             Na contramão do que ocorre com frequência nos tem-  suporte para intervenções com pequeninos pedaços de
             pos atuais, em que as obras parecem gritar para atrair   papel autocolante nas cores branco, cinza e negro, fica-
             o público, as pequenas construções de Maggi apenas   mos na dúvida se estamos diante de um jogo abstrato,
             sussurram e convidam gentilmente a nossa atenção.  de placas internas de um estranho computador ou de
             O visitante desavisado, que se depara logo à entrada   plantas aéreas de uma cidade fictícia. “Tese” também
             com dúzias de resmas de papel da mesma altura (sempre   tem esse efeito perturbador. Ao colar sobre uma simples
             500 folhas, tamanho A4), organizadamente dispostas   bolinha de ping-pong uma trama sugestiva de padrões
             no chão, vai ficar intrigado. Só aos poucos vai perceber   regulares que apontam tanto para um futurismo utó-
             a diferença que existe entre coisas aparentemente simi-  pico como para uma abstração arqueológica, Maggi
             lares. As pilhas são idênticas e aparentemente banais.   contrapõe imaginários distintos e dá a esfera mínima
             Mas para além da regularidade, elas servem de suporte   uma potência planetária.
             – como se fossem pedestais – para paisagens crespas,   Mestre da contraposição – seja entre ideia e gesto, pas-
             vibrantes, formadas por pequenos cortes, dobraduras,   sado e futuro, o minúsculo e o imensamente grande –,
             delicadezas, como arcos extremamente finos que se   Maggi realiza nessa exposição um contraste profunda-
             soltaram do lugar de origem para se lançar-se no espaço.  mente instigante entre duas formas de ver seu próprio
             É preciso tempo para atender ao convite de uma obser-  trabalho. Em duas esquinas próximas, porém opostas,
             vação atenta. A mesma desaceleração do ritmo e o   do espaço expositivo, foram dispostos dois trabalhos
             mesmo movimento de recuo e aproximação é exigido   intimamente conectados. Na primeira delas o visitante
             nos outros trabalhos dessa pequena porém potente   é surpreendido com um vídeo, intitulado “Linguagem
             antologia. Todos eles lidam com o que o curador Cauê   em Residência”, filmado por ocasião da participação do
             Alves definiu como “materialidade da ideia”. Questões   artista como representante do Uruguai no 56ª Bienal
             como escala, profundidade, contraste entre luz e som-  de Veneza. No trabalho, feito em parceria com Maria
             bra fazem parte do repertório de Maggi. Dois aspectos,   Ines Arrillaga, vemos uma sucessão de visitantes num
             porém, chamam especial atenção nesta mostra: o insti-  espaço expositivo. Eles entram, olham, conversam, fazem
             gante diálogo criado com a arquitetura, enfatizado por   registros, se aproximam e se afastam com uma fisiono-
             sua relação com o conciso do museu feito por Paulo   mia ora perplexa, ora encantada. Nada surpreendente
             Mendes da Rocha e, o jogo que ele propõe com escalas   não fosse o fato de nós, espectadores do vídeo, vermos
             e invisibilidades.                                apenas uma parede branca. A obra de Maggi simples-
             A mão delicada, o olho atento e o gesto preciso do   mente desaparece para o vídeo, tal é sua delicadeza e
             artista uruguaio fazem com que elementos banais como   capacidade de se revelar apenas aos poucos, dentro de
             papéis em branco ou envelopes coloridos adquiram   uma intimidade física, epidérmica.
             potência no espaço. Muitas das construções de Maggi   Na esquina oposta o visitante descobre finalmente aquilo
             se assemelham a maquetes. Parecem projetos utópicos   que o vídeo, ou melhor a distância da tomada, tiveram


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