Page 53 - ARTE!Brasileiros #45
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Museu Hammer, em Los Angeles, onde a mostra foi   atua como uma obra, com um material configurado
                     anteriormente exibida, um ritual de celebração marcou   numa cosmografia densa. A mostra traz o trabalho de
                     a presença de Regina Silveira. Os visitantes consumi-  Graciela Carnevale, ativista argentina que atuou no
                     ram os famosos biscoitos em forma da palavra, que   grupo á e optou por trancar os visitantes de sua expo-
                     ela criou em 1976, cujo molde pertence ao acervo da   sição, na galeria, numa alusão à situação repressiva na
                     galeria Luisa Strina.                             Argentina durante a ditadura de 1966/1970. Em todos
                     No espaço dedicado a Mapeando o Corpo, destaca-se,   os segmentos da mostra temos chaves que dão acesso
                     inspirado no trabalho de Duchamp, ,1919, em que Ana   a segredos não contados em que o horror presente no
                     Mendieta cola em seu rosto a barba do amigo poeta e   território latino-americano revela a tentativa de sobre-
                     editor Morty Sklar, para captar a força e inspiração dele.   vivência. Colocar cada obra no espaço adequado desse
                     A artista cubana foi levada para os Estados Unidos aos 10   mosaico, que em alguns aspectos invoca os demônios e
                     anos, na famosa operação Peter Pan, com o objetivo de   em outros nos coloca diante de entregas comoventes, é
                     “salvar” crianças do regime local. No entanto, Mendieta   uma progressiva imersão em uma América Latina sitiada.
                     nunca se adaptou ao novo país e demostrou isso esco-   Em meio a tantas descobertas emergem o autorre-
                     lhendo seu corpo desnudo e sangue na                      trato e o retrato que trazem à tona questões,
                     sua obra, elementos recorrentes até                          paradoxos formulados por sujeitos
                     a sua trágica morte, não elucidada.                           femininos que se ergueram contra
                     reúne histórias de uma revolução                               representações canônicas do rosto
                     feminina ainda em curso e que                                  feminino ao longo da história da arte.








                                  TERESINHA SOARES, CAIXA DE FAZER
                                  AMOR, 1967. MOEDOR DE CARNE, PANO,
                                  TUBOS DE PLÁSTICO, DUAS GARRAFAS DE
                                  VIDRO COM LÍQUIDO, FIOS, TINTA A ÓLEO.
                                  60 X 55 X 37 CM. COLEÇÃO DA ARTISTA









































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