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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO










































            GLORIA CAMIRUAGA (CHILENA, 1941–2006), POPSICLES, 1982–84. NO VÍDEO ENQUANTO MULHERES SORVEM PICOLÉS COM HOMENZINHOS DENTRO, UM CORO REZA A AVE-MARIA




             Pinacoteca e funciona como um grande vídeowall frag-  Minujin é uma das raras artistas a furar o cerco ainda
             mentado em nove capítulos: Autorretrato, Paisagem do   muito cedo. Com Rubén Santantonín realizou (A con-
             Corpo, Mapeando o Corpo, Performance do Corpo, Resis-  fusão), 1965, performance que envolve o público, parte
             tência e Medo, O Poder das Palavras, Lugares Sociais, O   alta da burguesia portenha, e o faz percorrer espaços
             Erótico, Feminismos que têm como fio condutor de uma   labirínticos empoeirados até encarar um casal despido
             pesquisa profunda da expressão de mulheres invisibili-  numa cama. A participação dos espectadores integra a
             zadas na sua época. Muitas operam em seus trabalhos,   poética dos anos 1960 e 1970 e também está presente
             não só em relação à misoginia, mas também em causas   em outros trabalhos da mostra como as terapias de
             como a xenofobia, o racismo.                      Lygia Clark com objetos relacionais; na comida servida
             O diálogo entre opostos e a negociação das diferenças   e devorada por Hirsch na performance (Formigueiro), de
             marcam a arte corporal que se impõe no conjunto da   1967; no convite de Margarita Azurdia em que propõe ao
             exposição e se abre para a reflexão sobre o lugar do   público tirar o sapato, relaxar e sentir a areia molhada.
             corpo. Logo na entrada da mostra, o vídeo, de Victoria   Essas artistas procuram evidenciar o que está dentro
             Eugenia Santa Cruz Gamarra, compositora, coreógrafa,   e fora da performance com outras contextualizações,
             expoente da arte afroperuana envolve o público num   significados e dimensões.
             ritmo contagiante. Com coreografia pop, agente de ritos   As curadoras, em suas buscas, encontraram mapas de
             em tempos de massificação, potencializa manifesto   desejos, impulsos e zonas reprimidas. Foram surpreen-
             antirracista, que pode ser resumido como: descobrir e   didas com o diagnóstico de classificações médicas de
             assumir-se negra.                                 histeria feminina, como trabalhou Feliza Bursztyn, além
             Nos anos furiosos da década de 1960 as artistas de   de referências irônicas à noção freudiana da inveja do
             performances tentavam desestabilizar o sistema, mas   pênis encontradas nos trabalhos de Maris Bustamante.
             o comando ainda estava nas mãos dos homens. Marta   Aqui em São Paulo não houve performance, mas no


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