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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
GLORIA CAMIRUAGA (CHILENA, 1941–2006), POPSICLES, 1982–84. NO VÍDEO ENQUANTO MULHERES SORVEM PICOLÉS COM HOMENZINHOS DENTRO, UM CORO REZA A AVE-MARIA
Pinacoteca e funciona como um grande vídeowall frag- Minujin é uma das raras artistas a furar o cerco ainda
mentado em nove capítulos: Autorretrato, Paisagem do muito cedo. Com Rubén Santantonín realizou (A con-
Corpo, Mapeando o Corpo, Performance do Corpo, Resis- fusão), 1965, performance que envolve o público, parte
tência e Medo, O Poder das Palavras, Lugares Sociais, O alta da burguesia portenha, e o faz percorrer espaços
Erótico, Feminismos que têm como fio condutor de uma labirínticos empoeirados até encarar um casal despido
pesquisa profunda da expressão de mulheres invisibili- numa cama. A participação dos espectadores integra a
zadas na sua época. Muitas operam em seus trabalhos, poética dos anos 1960 e 1970 e também está presente
não só em relação à misoginia, mas também em causas em outros trabalhos da mostra como as terapias de
como a xenofobia, o racismo. Lygia Clark com objetos relacionais; na comida servida
O diálogo entre opostos e a negociação das diferenças e devorada por Hirsch na performance (Formigueiro), de
marcam a arte corporal que se impõe no conjunto da 1967; no convite de Margarita Azurdia em que propõe ao
exposição e se abre para a reflexão sobre o lugar do público tirar o sapato, relaxar e sentir a areia molhada.
corpo. Logo na entrada da mostra, o vídeo, de Victoria Essas artistas procuram evidenciar o que está dentro
Eugenia Santa Cruz Gamarra, compositora, coreógrafa, e fora da performance com outras contextualizações,
expoente da arte afroperuana envolve o público num significados e dimensões.
ritmo contagiante. Com coreografia pop, agente de ritos As curadoras, em suas buscas, encontraram mapas de
em tempos de massificação, potencializa manifesto desejos, impulsos e zonas reprimidas. Foram surpreen-
antirracista, que pode ser resumido como: descobrir e didas com o diagnóstico de classificações médicas de
assumir-se negra. histeria feminina, como trabalhou Feliza Bursztyn, além
Nos anos furiosos da década de 1960 as artistas de de referências irônicas à noção freudiana da inveja do
performances tentavam desestabilizar o sistema, mas pênis encontradas nos trabalhos de Maris Bustamante.
o comando ainda estava nas mãos dos homens. Marta Aqui em São Paulo não houve performance, mas no
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