Page 95 - ARTE!Brasileiros #43
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“ALÉM DE UMA VASTA PRODUÇÃO CRÍTICA E ACADÊMICA
                                                                          NA ÁREA, MARIA ANGÉLICA TAMBÉM CONTRIBUIU
                                                                          PARA A FORMAÇÃO DE NOMES IMPORTANTES DA ARTE
                                                                          CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA, COMO CINTHIA MARCELLE,
                                                                          PAULO NAZARETH E MARILÁ DARDOT”
































                                                                          Kassel, em 2007. Essas sobreposições de histórias,
                                                                          ao contrário de muitos textos acadêmicos, não
                                                                          visam uma síntese, mas constroem-se em mosaico.
                                                                          Com tal estratégia, Melendi acaba criando pequenos
                                                                          inventários de temais relevantes para a produção
                                                                          artística como o uso de mapas, não por acaso o
                                                                          tema do primeiro ensaio “Da adversidade vivemos
                                                                          ou Uma cartografia em construção”. Nele, a pro-
                                                                          fessora reúne desde o icônico “Mapa Invertido”
                                                                          da América do Sul, desenho de Joaquim Torres-
                                                                          -Garcia, de 1946, ao desconhecido mapa de Marcel
                                                                          Duchamp, “Adieu à Florine”, de 1918, quando o pai
                                                                          da arte conceitual deixa Nova York para viver em
                                                                          Buenos Aires. O grande ponto de interrogação
                                                                          sobre a América do Sul não deixa de ser um contra-
                             abandonada, uma ruína, “o membro amputado de   ponto divertido frente à inversão de Torres-Garcia.
                             um corpo que nunca vingou”. A essa ruína ela vai   Assim, em cada texto, Melendi agrega ao tema,
                             agregando várias outras, seja a cidade de Brasília   muitas vezes brutal como a violência da ditadura
                             “congelada e imutável”, seja a cidade de Havana   militar, obras, autores e casos que permitem ao
                             pelas obras de Carlos Garaicoa na 26ª Bienal, de   leitor perceber como artistas vem abordando
                             2003, ou mesmo uma intervenção de Seth Wulsin   questões essenciais como a memória, o corpo, ou
                             em um edifício abandona de Buenos Aires, che-  arquivos. Para compreender a arte contemporânea
                             gando a obra de Ai Weiwei na documenta XII, de   é um livro essencial.


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