Page 93 - ARTE!Brasileiros #43
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Marcos Amaro: frente, fundo, em cima, embaixo, lados, volume,
forma e cor, em sua sede, na Fábrica de Arte Marcos Amaro
(FAMA), em Itu.
Nesse dia, também inauguraremos a Sala Almeida Junior, onde
mostraremos uma obra que adquirimos do pintor José Ferraz
de Almeida Júnior, artista plástico brasileiro, nascido em Itu.
A pintura O Descanso da Modelo (ou “do modelo”) é uma obra
realista, produzida em Paris em 1822, ainda quando o pintor
estudava na cidade, enviado por Dom Pedro II. [O quadro possui
quatro versões, três das quais transitam por coleções privadas.
Uma delas, a maior, está exposta na galeria de arte brasileira
do século XIX do MNBA, o Museu Nacional de Belas Artes, no
Rio de Janeiro, e foi adquirida pela Academia Imperial de Belas
Artes em 1882].
Almeida Jr. foi reconhecido na sua volta para o Brasil como um
retratista da figura do homem comum, do caipira.
A mostra se expande para além dos limites deste espaço. Os
jardins da fábrica serão tomados por grandes esculturas dos
artistas Caciporé Torres, Emanoel Araújo, Gilberto Salvador, José
Resende, José Spaniol, Marcos Amaro, Mario Cravo, Mestre Didi,
Sergio Romagnolo, León Ferrari, Nuno Ramos, Nelson Leirner.
A!B: Por que decidir também ter uma galeria?
A diretora da galeria é Marlize Corsato, com longa experiência
no mercado e Ricardo Resende é também seu Diretor artístico.
Uma galeria me ajuda como colecionador a acompanhar o mer- ADRIANA VAREJÃO, RUÍNA E CHARQUE, PORTO, 2002
cado, compreender os parceiros. Primeiro, ela é um investimento.
Ainda mais num momento como este, cheio de incertezas. Mas,
até por isso, é uma forma de fomentar o mercado, criar novos CILDO MEIRELES, DESCALA 4A, 2002
colecionadores, e também inserir ou reinserir no mercado alguns
artistas que são fundamentais na história da arte do nosso pais
e não adquiriram o espaço necessário.
Por exemplo, Aguilar, quem pretendo convidar para uma expo-
sição na galeria depois de ter visto seus últimos trabalhos e que
me pareceram incríveis. Usando uma palavra um tanto forte,
artistas que foram de alguma forma marginalizados. E também
provocar novas oportunidades.
A ideia é promover contrastes, com artistas como Gilberto Sal-
vador que tem uma obra hoje até mais contundente da que fazia
nos anos 60, na época da ditadura, e artistas mais jovens como
Mundano, que é originalmente um artista de rua, com uma obra
política. O trabalho dele com os catadores de sucata é excelente.
Acho importante criar uma permanente experimentação. Um
laboratório.
[Marcos Amaro é muito jovem, tem apenas 33 anos e já
demostrou ao que veio. Como ele mesmo diz, “Sou poeta
mas não rasgo dinheiro”].
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