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com determinadas obras        versão da exposição, quando   obras no espaço foi
                             de arte? Esse era o desafio   algum membro da equipe do     o problema no qual o vai
                             maior que Lugares do Delírio   Museu de Arte do Rio (MAR)   e vem entre prática e
                             me colocava. Ele foi o guia,   me perguntava a razão de     pensamento se desenvolveu
                             o ponto sensível, o problema   tantos barcos, eu respondia   mais fortemente. O desafio
                             que conduziu cada uma das     jocosamente que “no MAR…      era claro e talvez fadado ao
                             ações curatoriais e levou-me a   precisamos de barcos para   fracasso: como constituir uma
                             algumas elaborações que vou   não afundar”. Assim, eu       “cena” delirante? Como fazer
                             aqui rapidamente comentar.    tomava as palavras como       uma exposição que não fosse
                             A obra de Arthur Bispo        coisas, como faz muitas vezes   um discurso sobre o delírio,
                             do Rosário é, sem dúvida,     o delírio psicótico (e também   mas convidasse o público a
                             aquela que mais diretamente   a arte e a poesia). Apenas    experimentá-lo ativamente e
                             evidencia a potência do       mais tarde, já na montagem    de forma singular?
                             delírio como reconstrução     da exposição, ficou patente a   A primeira ideia que me
                             da realidade pela arte, e     ligação dos barcos com a “nau   ocorreu foi que os diferentes
                             portanto, deveria ter lugar   dos loucos” na qual algumas   objetos e esculturas deveriam
                             privilegiado na mostra. Mas   cidades abandonavam seus      se mesclar e contaminar,
                             como recortar sua obra        loucos na Idade Média (como   recusando a diferença
                             infinita? De que forma se     conta Foucault), assim como   entre artistas famosos e
                             poderia ressaltar sua força de   com a ideia de deriva (de   pouco conhecidos, entre
                             desvio e deriva, a presença   Deleuze e Guattari) nos       obras inseridas no circuito
                             movente do sujeito a refazer o   caminhos efêmeros e infinitos   convencional e trabalhos
                             mundo que nela se encarna? A   que o barco desenha na água,   oriundos de instituições
                             resposta apresentou-se para   ou ainda a figura da jangada   psiquiátricas. A aceitação
                             mim de forma intuitiva, que   como frágil porém potente     da diversidade que a
                             só mais tarde desdobrou-se    construção para aqueles que   exposição tenta defender
                             conceitualmente: diante de    estão fora da linguagem, em   se concretizaria, assim,
                             alguns trabalhos, no acervo do   Fernand Deligny.           materialmente. Além
                             Museu Bispo do Rosário, decidi   O próprio conceito de delírio   disso, o contato entre
                             ter seus barcos como um dos   foi, assim, enriquecendo-se   diferentes trabalhos poderia
                             eixos centrais da exposição,   com esses objetos, recebendo   eventualmente incitar novos
                             em torno do qual obras de     novos predicados, outras      olhares sobre eles – e assim
                             outros artistas variados se   articulações ao longo do      expor Bispo ao lado de Cildo
                             espalhariam.                  trabalho curatorial concreto,   Meireles poderia reforçar a
                             A escolha era um tanto        do encontro com obras,        força conceitual do primeiro,
                             delirante, talvez. Na seleção   artistas e o espaço expositivo.   por exemplo.
                             das demais obras de           Em vez de consistir na        Radicalizando essa proposta,
                             artistas variados, foram se   aplicação de determinado      decidi recusar os suportes
                             apresentando muitos barcos,   conceito, a prática foi me    que habitualmente isolam
                             de forma surpreendente para   levando a outras elaborações   cada obra e a expõem como
                             mim, e eu os fui acolhendo.   teóricas, em uma espécie      fora do mundo à sua volta: a
                             Inicialmente, como já disse,   de navegação sem trajeto     parede ou painel cenográfico
                             não havia justificativa teórica   predefinido, na qual o ponto de   no qual se fixa um quadro, o
                             clara para a escolha das      partida transforma-se a cada   pedestal no qual se posiciona
                             embarcações e durante a       nova paragem.                 uma escultura. Decidi dispor
                             preparação da primeira        O modo de disposição das      as obras penduradas no ar por


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