Page 24 - ARTE!Brasileiros #43
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BIENAL SUR ENTREVISTA






           Em 1953 participei da Primeira Exposição Brasi-
           leira de Abstrata de Petrópolis, mostra histórica
           realizada no Hotel Quitandinha.
           Durante esse período participei em muitas outras
           exposições e bienais nacionais e internacionais.
           Em 1962 me deram o Prêmio Internacional de
           Gravura de La Havana, na Casa de las Américas.
           Me mantive trabalhando com rigor na abstração
           até 1966.
           Sempre abordei a utilização dos materiais da
           mesma forma, tradicionais ou não: como meio,
           não como fins em si mesmos. Como os meios que
           nos ajudam a mover as ideias de um lado para
           outro. O faço experimentalmente, quase como
           se não conhecesse as técnicas.  Meu objetivo
           sempre é alcançar a possibilidade de realização
           da ideia, seja através de desenho, pintura, gra-
           vura, colagem, a encáustica, fotografia, objetos
           tridimensionais ou vídeo.
           …


           Em 1969 consegui dar forma à necessidade do
           uso de imagens em movimento no meu trabalho
           nos meus dois primeiros filmes de Super-8.  Em
           1972, apresentei no MAM-RJ minha exposição
           Circumambulatio, que incluiu uma obra audiovisual
           (uma combinação de som e slides) e um filme de
           Super-8 que se mostrou no MAC-USP em 1973.   VARIÁVEIS, VARIAÇÕES, VARIABLES, 1976-2010. SERIGRAFIA E BORDADO SOBRE LENÇOS
           Naquele momento, o vídeo não me parecia uma
           boa opção porque me obrigava a retornar a ima-
           gens em baixa resolução e preto e branco. Além   identidade. Em primeiro lugar, gostaria de fazer
           disso, se locomover era difícil; uma câmara Porta   uma observação: para viver sob uma ditadura 21
           Pack da Sony que pesava quase quarenta quilos.   anos, os artistas brasileiros tinham o compromisso
           A única vantagem era a gravação direta de som e   de se manifestar. Por isso, não levantamos nesse
           imagem junto e em tempo real.  Mesmo que fos-  momento outras bandeiras, por exemplo a do
           sem insuficientes, essas possibilidades me faziam   feminismo. Acho que esse espaço é não pensar,
           pensar em questões de outra natureza conceitual.   ou para expressar uma opinião sobre esses pon-
           Além disso, tinha o looping – uma repetição sem   tos de vista. A partir de 1968, o que prevalecia
           fim que era ainda um recurso inédito.        era a recuperação das liberdades fundamentais;
           …                                            o direito de voto e a dignidade do cidadão; pelo
                                                        boicote às regras que regiam nossas ações em
           DW: Em que medida tua obra expressa teu lugar   bienais, exposições e concursos, onde se proibia
           no mundo? Mulher, artista, mãe, judia, Brasi-  qualquer obra política ou pornográfica; pelo direito
           leira, etc, identidades que te habitam?      de ir e vir, que era essencial para o intercâmbio
           ABG: Sim, todas essas identidades me habitam. Às   de informações entre artistas.
           vezes, elas se revezam, mas nunca é uma única   Acho que meu trabalho no final da década de 1960


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