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BIENAL SUR ENTREVISTA
Em 1953 participei da Primeira Exposição Brasi-
leira de Abstrata de Petrópolis, mostra histórica
realizada no Hotel Quitandinha.
Durante esse período participei em muitas outras
exposições e bienais nacionais e internacionais.
Em 1962 me deram o Prêmio Internacional de
Gravura de La Havana, na Casa de las Américas.
Me mantive trabalhando com rigor na abstração
até 1966.
Sempre abordei a utilização dos materiais da
mesma forma, tradicionais ou não: como meio,
não como fins em si mesmos. Como os meios que
nos ajudam a mover as ideias de um lado para
outro. O faço experimentalmente, quase como
se não conhecesse as técnicas. Meu objetivo
sempre é alcançar a possibilidade de realização
da ideia, seja através de desenho, pintura, gra-
vura, colagem, a encáustica, fotografia, objetos
tridimensionais ou vídeo.
…
Em 1969 consegui dar forma à necessidade do
uso de imagens em movimento no meu trabalho
nos meus dois primeiros filmes de Super-8. Em
1972, apresentei no MAM-RJ minha exposição
Circumambulatio, que incluiu uma obra audiovisual
(uma combinação de som e slides) e um filme de
Super-8 que se mostrou no MAC-USP em 1973. VARIÁVEIS, VARIAÇÕES, VARIABLES, 1976-2010. SERIGRAFIA E BORDADO SOBRE LENÇOS
Naquele momento, o vídeo não me parecia uma
boa opção porque me obrigava a retornar a ima-
gens em baixa resolução e preto e branco. Além identidade. Em primeiro lugar, gostaria de fazer
disso, se locomover era difícil; uma câmara Porta uma observação: para viver sob uma ditadura 21
Pack da Sony que pesava quase quarenta quilos. anos, os artistas brasileiros tinham o compromisso
A única vantagem era a gravação direta de som e de se manifestar. Por isso, não levantamos nesse
imagem junto e em tempo real. Mesmo que fos- momento outras bandeiras, por exemplo a do
sem insuficientes, essas possibilidades me faziam feminismo. Acho que esse espaço é não pensar,
pensar em questões de outra natureza conceitual. ou para expressar uma opinião sobre esses pon-
Além disso, tinha o looping – uma repetição sem tos de vista. A partir de 1968, o que prevalecia
fim que era ainda um recurso inédito. era a recuperação das liberdades fundamentais;
… o direito de voto e a dignidade do cidadão; pelo
boicote às regras que regiam nossas ações em
DW: Em que medida tua obra expressa teu lugar bienais, exposições e concursos, onde se proibia
no mundo? Mulher, artista, mãe, judia, Brasi- qualquer obra política ou pornográfica; pelo direito
leira, etc, identidades que te habitam? de ir e vir, que era essencial para o intercâmbio
ABG: Sim, todas essas identidades me habitam. Às de informações entre artistas.
vezes, elas se revezam, mas nunca é uma única Acho que meu trabalho no final da década de 1960
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