Page 25 - ARTE!Brasileiros #43
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e 1970 juntava várias questões, como a necessi-  Estas imagens incluem minhas duas filhas, filhas
                             dade da ação política, que na minha poética era   de Suiá indígena do Alto Xingu, outra Índia que
                             combinada num constante questionamento sobre o   trabalhava na minha casa e a senhora que lavava
                             significado, a natureza e a função própria do objeto,   minha roupa com a filha.  Depois eu fiz O pão
                             ou seja, a arte. Além disso, me preocupava minha   nosso de cada dia.
                             função como artista num momento como esse.   …
                             Para mim, nunca se trata de uma discussão crítica
                             sobre o ambiente tradicional contra a transgres-  Nos anos 70, voltei para a pintura. Pintava mulhe-
                             são. Às vezes, a natureza política do meu trabalho
                             se expressa com metáforas e outros sentidos   res. Minhas mulheres sempre representavam as
                             polissêmicos. Aí o caráter brasileiro se enfatiza,   denominadas “raças formadoras do Brasil”, uma
                             e, por sua vez, leva a uma intensa busca pela   branca, uma negra, uma mulata e uma indígena.
                             identidade que se expressa em obras como Brasil   Pareciam estar assustadas. Às vezes ausentes,
                             nativo / Brasil alienígena, uma série fotográfica   com um olhar ambíguo que as diferenciava do
                             com 18 cartões postais que fiz em 1976 e 1977,   conjunto.
                             para enviar aos meus amigos.                 …


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