Page 25 - ARTE!Brasileiros #43
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e 1970 juntava várias questões, como a necessi- Estas imagens incluem minhas duas filhas, filhas
dade da ação política, que na minha poética era de Suiá indígena do Alto Xingu, outra Índia que
combinada num constante questionamento sobre o trabalhava na minha casa e a senhora que lavava
significado, a natureza e a função própria do objeto, minha roupa com a filha. Depois eu fiz O pão
ou seja, a arte. Além disso, me preocupava minha nosso de cada dia.
função como artista num momento como esse. …
Para mim, nunca se trata de uma discussão crítica
sobre o ambiente tradicional contra a transgres- Nos anos 70, voltei para a pintura. Pintava mulhe-
são. Às vezes, a natureza política do meu trabalho
se expressa com metáforas e outros sentidos res. Minhas mulheres sempre representavam as
polissêmicos. Aí o caráter brasileiro se enfatiza, denominadas “raças formadoras do Brasil”, uma
e, por sua vez, leva a uma intensa busca pela branca, uma negra, uma mulata e uma indígena.
identidade que se expressa em obras como Brasil Pareciam estar assustadas. Às vezes ausentes,
nativo / Brasil alienígena, uma série fotográfica com um olhar ambíguo que as diferenciava do
com 18 cartões postais que fiz em 1976 e 1977, conjunto.
para enviar aos meus amigos. …
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